Serviços

Blog

Blog da noiva

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

Foto Lida

Eureka

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Maria Adame Pataro, 184

Barão Geraldo - Campinas, SP

+55 (19) 99756-3999

Quem fotografa passa por uma situação, vez ou outra, que me põe a pensar sobre a própria fotografia: você mostra uma foto pra alguém e ele(a) diz "nossa, que lindo! Parece uma pintura!"

 

Fico pensando: é uma fotografia, mas parece uma pintura?! Por quê?!

Certamente existe aqui algum tipo de conflito de linguagem já que, apensar da fotografia ainda sofrer grande (e eventualmente desejável) influência do mundo das artes plásticas, ela se distingue por seus meios, técnicas e propósitos. Eu pessoalmente, encaro a situação como um elogio, mesmo porque, foi esta a intenção do falante.

Bom, de qualquer forma posso imaginar 3 razões possíveis para que uma imagem feita por meio fotográfico, feita por um fotógrafo e com intenção fotográfica, pareça "uma pintura".

Primeiro, o tipo de tema abordado pode estar no imaginário pictórico do admirado. Paisagens bucólicas, naturezas-mortas, uma determinada projeção da luz... Segundo, o acabamento da imagem pode aludir ao universo das artes plásticas. Determinado tipo de contraste, tonalização levemente irreal...E por fim, uma intenção de, no impulso da admiração, atribuir mais "arte" à fotografia, onde o "parecer uma pintura" funciona como um bem intencionado adjetivo. 

 

De qualquer forma, por qualquer que seja o motivo, ainda que não completamente compreendido por mim, resolvi agrupar algumas dessas imagens que já me disseram "que lindo, parece uma pintura". Com o agir do tempo, talvez eu consiga entender melhor esse pequeno e espontâneo fenômeno.