Seu negócio é digital?


Com a crise do COVID19 os fotógrafos digitais, em sua grande maioria, entraram em quarentena como maior parte dos profissionais liberais. Quem tinha um estúdio/escritório montado e operante viu-se preso em casa, fazendo cursos on-line que estava enrolando pra fazer, terminando edições de fotos e álbuns, fazendo backups... Depois de umas semanas nessa situação, vem aquele sentimento de "o que faço pra não ter que mudar de profissão?". E nesse matutar, muitos fotógrafos se perceberam mais distantes do mundo digital do que pensavam. Claro, que praticamente todo mundo tem uma presença na Internet, mas nem todos como produtores de conteúdo ou como vendedores na rede. A falta de domínio com muitas ferramentas ficou evidente. Isso está claro pra mim em muitas conversas recentes, inclusive com fotógrafos bem experientes na profissão.


Listei aqui os principais recursos on-line que considero muito interessantes para uma presença digital da fotografia e do fotógrafo de forma profissional. Estou escrevendo este artigo ainda em meio a pandemia de 2020. Espero que muitos leitores aproveitem esse tempo de reclusão para sair do seu patamar de conforto e ampliarem suas competências digitais. Isso será fundamental para o seu sucesso ou mesmo permanência no mercado fotográfico pós-COVID19.


Aviso 1: em cada item, deixei um ou vários links de acesso às ferramentas que cito.

Aviso 2: não ganho nada com a indicação de nenhum serviço ou produto. Apenas estou compartilhando as minhas experiências com eles.


Vamos lá:


Lightroom e LR Mobile: praticamente todos os fotógrafos que eu conheço dominam minimamente o LR Classic (versão para desktop), mas poucos usam o LR Mobile. Existem muitas vantagens nele e é muito simples de usar. A questão maior é, reconhecendo suas ferramentas de edição e classificação de imagens, incorporá-lo no seu fluxo de trabalho. Uma ótima função para fotógrafos comerciais é usá-lo num tablet como "álbum digital" durante as reuniões com clientes. Pra quem quer fazer edições rápidas durante eventos sociais ou corporativos, para entrega imediata, ele pode ser incrível.



Photoshop: muita gente ainda faz no PS tarefas que o LR faz melhor e mais rapidamente. A principal diferença entre os dois softwares é que o LR se destina à organização (edição) e tratamento de imagens, enquanto o PS se destina ao tratamento e manipulação. Entretanto, as ferramentas e o fluxo de trabalho de tratamento de imagens dentro do LR é muito rápido. Para áreas da fotografia em que numa sessão fotográfica são geradas muitas imagens como ensaios de família, eventos, documentários... sem nenhuma dúvida, o LR é mais adequado. Para trabalhos em que são necessárias grandes modificações na imagem (capas, publicidade, still...), o PS é mais adequado.



Canva: faz parte do nosso trabalho como fotógrafos a publicação de eventos, exposições, projetos e pra tudo isso é preciso criar pequenas peças de design gráfico para a divulgação. É aí que entra o canva. Muito simples, intuitivo e com um visual muito bonito e cheio de templates (ideias quase prontas) pra você ganhar tempo e gerar anúncios com uma aparência muito boa e sem custo. Existe um plano PRO, que é pago e que vale muita à pena. Ele adiciona uma série de recursos muito bons ao trabalho. Ser um pouco "designer gráfico" faz parte. Vou aproveitar e recomendar aqui um livro que me ajudou muito nessa área quando comecei: "Design para quem não é designer", do designer Robin Williams. Você pode encontrá-lo na Amazon, neste link. Um aplicativo excelente que concorre com o Canva é o Trakto. A Adobe também tem o seu, é o Adobe Spark.



Diagramação de álbuns: fotos impressas e fotolivros são e continuarão sendo uma tendência no mercado fotográfico. Se você quer um software top de linha pra essa tarefa, use o InDesign da Adobe. Ele é imbatível, muito completo. Mas se quer algo mais prático, simples e bem fácil de usar, use o SmartAlbuns.



Armazenamento em nuvem: eu utilizo o Google Drive, mas outras duas ótimas opções são o Dropbox e o One Drive da Microsoft. Ter um espaço de armazenamento desses é importante para duas tarefas: primeira, criar um backup de acesso rápido (desktop e mobile) dos seus arquivos mais importantes (portfólio em JPG, documentação pessoal, contratos, orçamentos-padrão, PDFs de orientação para clientes e fornecedores); segunda: transferir para seus clientes os arquivos fotográficos prontos em JPG sem o uso de mídia física. Compare os serviços e verifique não somente preço, mas também facilidade de uso para o seu cliente e capacidade de armazenagem.



Modelagem de negócios: se você está começando seu negócio na fotografia ou se está remodelando, você precisa aprender mais sobre Canvas (não é o app de diagramação). Saiba mais sobre a metodologia Canvas aqui. O Sebrae tem um aplicativo desenvolvido para aplicar essa metodologia de forma muito facilitada, com vídeos explicativos e com todas as funcionalidades necessárias para você modelar seu negócio virtualmente antes de partir para o mundo real. Acesse aqui. Eu te garanto que cada hora gasta sobre esta metodologia vai lhe economizar muito tempo, energia e dinheiro gasto cometendo erros evitáveis.



WhatsApp: por incrível que pareça muita gente que trabalha com fotografia não usa a versão WEB do whatsapp e não está cadastrado como usuário business. Esses dois recursos adicionam ainda mais praticidade e funcionalidades comerciais para o Whatsapp, que é o principal serviço de comunicação comercial hoje em dia. Seu concorrente Telegram não deve ser desprezado, pelo contrário, existem funcionalidades muito interessantes para quem precisa administrar grupos e também dispõe de uma interface específica para uso em desktop. Ambos são importantes e fáceis de usar. Nos respectivos sites há uma enorme quantidade de informação tutorial para o usuário.



Reuniões: para criar um reunião on-line com uma ou muitas pessoas, existem diversas ferramentas. Eu uso quase sempre o Google Hangouts e Google Meet que considero muito simples, claro e eficiente, como é de costume nos produtos Google. Mas outras ótimas opções são o Jitsi e o Zoom. O próprio Whatsapp e o já veterano Skype também são ótimas opções para chat e chamadas de vídeo. Pra quem está familiarizado com o mundo dos games on-line já conhece o Discord e sabe que ele é um queridinho da garotada, mas pode perfeitamente ser usado no mundo corporativo pois tem um desempenho incrível.



Pacote de produtividade: escrever textos, criar apresentações e planilhas são um trabalho básico na vida que qualquer empresário ou profissional liberal. Para usuários Windows temos o pacote Office, para os usuários Apple temos o iWork (Pages, Numbers e KeyNote). Mas há uma terceira ótima opção: o Google Documents, com documentos compatíveis com Office e Apple mas com a característica nativa de in-cloud, ou seja, podemos criar os arquivos na própria nuvem.



Site: já falei bastante sobre site para fotógrafos aqui e aqui. Por favor, tenha um site! Ele é o centro do seu marketing digital. Você nunca irá desfrutar de todos os resultados possíveis para o seu negócio digital se não tiver um site. Redes Sociais não tem a mesma função (nem os mesmos resultados) que um site. Essa é uma confusão muito comum e que emperra muitos negócios. O seu site é a sua vitrine organizada, estabelecida e sob seu controle. Redes Sociais são para socializar! São um chamariz, uma forte forma de atrair para o site. O site é a sua base e a sua melhor ferramenta de venda de produtos ou serviços. Não confunda as funções de redes sociais e site. Eu sugiro que você experimente 5 opções que temos hoje, que se adequam muito bem ao nosso trabalho na fotografia: Divido essas 5 opções em dois grupos: No primeiro, estão as plataformas onde você mesmo cria e gerencia o site com uma enorme liberdade e variedade de ferramentas, são elas, o WIX (que eu uso e recomendo fortemente), o Wordpress (um pouco menos amigável que o WIX, mas muito bom também) e o Google Sites (mais simples, direto e limitado, mas excelente para projetos específicos ou landing pages).Num segundo grupo, estão plataformas que foram desenvolvidas especificamente para fotógrafos e video-makers. Aqui no Brasil temos duas opções excelentes: a 46graus e a Alboom. São mais diretas ao assunto. Se você prioriza a praticidade nesse item, elas vão lhe atender muito bem. Além das funções de site e blog, elas permitem a entrega de fotos para os clientes e diagramação de álbuns fotográficos.



Blog: produzir conteúdo escrito como este aqui não é pra qualquer um. Não estou me gabando, mas dá trabalho, consome muito tempo de pesquisa e escrita e não é em qualquer área de atuação que temos resultados efetivos. Estude bem o assunto antes de entrar nessa empreitada (leia isso). Se você tem uma face professor, consultor ou palestrante, acho importante se preocupar com isso. Se não tem, pense em um blog não tão "conteudista" e sim "atrativo". Para a maioria dos negócios o blog funciona como atrativo para conectar seu público-alvo ao seu produto de forma sutil. No meu caso, o blog é uma ferramenta educacional. Tanto o WIX, quanto o Wordpress tem ótimas funcionalidade de Blog para incrementar o seu site. Outra opção viável e gratuita é o Medium, uma rede social de produtores de texto que tem crescido muito no Brasil e pode ser a sua plataforma ideal para expressar as suas ideias. Avalie.



Redes Sociais: sabe aquele cara que fica na frente de lojas gritando "olha a promoção...venha visitar nossa loja...conheça nosso novo produto...", então, mal comparando é mais ou menos isso que as redes sociais fazem, elas chamam a atenção do público para sua marca, sua loja, seu site. Não vou me estender neste item porque quero escrever outro artigo especificamente sobre isso mas a primeira coisa que você precisa pensar ao escolher em qual rede social quer estar é: onde meu público-alvo está? cada rede tem um público diferente, que busca uma experiência digital diferente. É como se cada rede tivesse uma personalidade. Você precisa conhecer cada uma para saber qual delas se alinha com o seu produto ou serviço. Não use apenas aquela que parece que "está em alta". Às vezes seu publico-alvo pode estar em uma rede bem específica, bem focada e meio desconhecida como CoffeeMatch e você não está lá.! Pense nisso, com carinho.


Publicando automaticamente: é fundamental criar um cronograma de publicações em redes sociais, E quando criamos esse cronograma nos damos conta do tamanho do trabalho. Pra ajudar na automatização das publicações, nas datas e horários que você estabelecer na sua estratégia, use serviços como o MLabs. Mas atenção, existem diversos serviços similares que possuem funcionalidades de "curtidas" e "comentários" robóticos para, artificialmente aumentar a sua base de seguidores nas redes sociais. NÃO USE esses recursos. Eles infringem as diretrizes de funcionamento e participação das redes sociais e podem causar o banimento da sua conta.



Google Adwords: é onde você vai criar campanhas de divulgação dos seus produtos e serviços. Não adianta criar um site e não mostrá-lo para o seu público. Existem basicamente 2 tipos de campanhas no AdWords: display (onde seu anúncio aparece nos sites em que seus clientes-alvo visitam) e pesquisa (onde seu site é exibido em caso de busca no google). É importantíssimo ter um verba mensal para publicidade. Toda empresa que cresce e permanece tem. O Google Adwords é um vendedor profissional programável. Existem muitos tutoriais do próprio Google sobre ele. Vale muito à pena aprofundar-se nisso.


Precisa saber quais são os assuntos mais pesquisados no Google pra construir sua estratégia de marketing digital ou uma campanha específica? Use o Google Trends.



Meu negócio: nesta ferramenta sua marca/empresa fica oficialmente caracterizada nos serviços do Google, inclusive no Google Maps. O seu registro no Meu Negócio é gratuito e fundamental para integrar vários serviços empresariais do Google. Cadaste-se lá!


Google Analytics: é um analista de dados ligado ao seu site. Você pode acessá-lo aqui. Ele coleta uma centena de informações sobre o tráfego, sobre o seu público, horários, tempos de visitação, sobre o tipo de dispositivo que seus clientes usam para acessar seu site e muitas outras informações. Uma ferramenta de análise como está é fundamental para que você crie e/ou ajuste seus anúncios pagos (no Google Adwords) e suas estratégias de comunicação e divulgação. Mas o Google Adwords não está sozinho! A maioria das redes sociais tem um "analytics" interno também! Verifique o Facebook Pixel, no Instagram (em contas business), Pinterest (também em contas business). Além disso existe o Tableau, ainda pouco utilizado por fotógrafos no Brasil, mas é uma ferramenta muito completa e poderosa. É bom lembrar que pra desfrutar desse turbilhão de informações, no caso do Pixel, Analytics ou Tableau é preciso fazer a integração com o seu site. Nem todas as plataformas de criação de sites permitem isso. No meu caso, que uso o WIX, isso é facilmente configurável, veja aqui o passo-a-passo para o Analytics.



Teste meu site: neste aplicativo você pode testar de maneira simples o desempenho do seu site em termos de carregamento, velocidade e perda de clientes por lentidão. O serviço é gratuito e ainda fornece um relatório técnico básico para melhorias, se for o caso. Faça o teste aqui.



Formulários e pesquisas: precisa lançar algum formulário para coletar dados na rede? Use o Google Forms. É gratuito, simples, totalmente customizável e os dados coletados já vão para uma planilha arrumadinha pra você usar. Você ainda pode colocar links de formulários no seu site ou blog com finalidades específicas. Isso ajuda muito a conhecer melhor o seu cliente e traçar estratégias que atendam as expectativas deles.



Finanças: quem não tem controles claros, não consegue administrar. Gestão é uma questão de dados e na área das finanças isso é especialmente importante. Existem duas excelentes ferramentas por assinatura que vão ajudar você a ter controle sobre sua vida financeira: ContaAzul e ZeroPaper. Ambas são simples, diretas e com interfaces muito amigáveis. Para quem tem uma empresa pequena ou individual, vão muito bem. Você deve estar pensando "não dá pre fazer isso numa planilha de excel ?". A resposta é sim, e não. Sim, alguns controles como gastos diários e entradas diárias, sim. Mas esses aplicativos fazem muito mais que isso. Geram relatórios, emitem boletos, conciliam extratos bancários, traçam metas... vale à pena ir além das planilhas.


Bancos digitais: essa é uma das mudanças que mais gostei! Seja para uso PF (pessoa física) ou para PJ (pessoa jurídica), por favor informe-se e migre para bancos eletrônicos! Há uma infinidade de opções excelentes no mercado. Todas sem tarifa bancária. Hoje não há nenhum motivo para você ir pessoalmente a uma agência. Isso não é uma tendência, já é uma realidade. Eu utilizo o NuBank como pessoa física e o Inter como pessoa jurídica. Como não uso dinheiro em espécie nem cheques (alguém ainda usa?!), não há nenhum serviço bancário que eu não consiga fazer diretamente do meu computador ou celular. E tudo com muito mais segurança pois acompanho par-e-passo tudo o que acontece nas contas.



Recebimento eletrônicos: meus clientes me pagam de diversas formas, podem fazer um depósito bancário, pagar por boleto ou pelo meu site que tem um serviço do PagSeguro acoplado à loja de cursos. Se for um trabalho fotográfico, posso enviar um link de pagamento gerado na minha conta do PagSeguro e a pessoa paga pelo cartão de crédito, parcelado ou não. Existem serviços equivalentes em outras plataformas. A idéia é facilitar ao máximo o pagamento.


Cartão Fidelidade Virtual: sabe aquele cartãozinho da sorveteria que você ganha uns carimbinhos cada vez que volta pra tomar um sorvete? Então, exitem APPs que fazem este mesmo serviço, sem o cartãozinho. Já pensou em criar um cartão fidelidade para os seus clientes? Use o DONUZ



Projetos: outra coisa que muita gente se confunde é um gerenciador de tarefas e um gerenciador de projetos. O Trello é um gerenciador de projetos. Projetos são pacotes grandes de ações, que podem incluir as tarefas diárias. Mas um projeto vai muito além, alocando recursos (tempo, dinheiro, pessoas) em passos importantes de uma ou várias metas. Se quiser se embrenhar um pouco mais sobre isso, leia este artigo introdutório. Com o Trello você pode compartilhar projetos que sejam executados por mais de uma pessoa e assim acompanhar o cumprimento de etapas. Pode anexar diversos tipo de documentos em cada etapa e pode organizar tudo em forma de painéis muito intuitivos e visuais. Existem duas versões para facilitar a sua vida: uma mais completa no site do Trello e outra mais concisa no aplicativo do seu celular. Concorrentes interessantes: Asana e Runn.it



Gerenciadores de tarefas: talvez essa seja a categoria de aplicativos e sites com maior número de competidores. Eu uso o ToDoIst, que baseado na filosofia de organização de trabalho chamada GDT, de David Allen. Pra mim, é muito lógico e completo. Mas existem outros excelentes sistemas nessa área, tais como: Klist.


Ideação: Sabe aquela fase (ou aquelas) de um projeto em que você precisa organizar tudo de maneira visual? Nada melhor que um bom mapa mental. Chega a ser viciante para algumas pessoas. O Mind Meister é provavelmente o site mais completo para essa tarefa. Ainda nesta praia de organização visual de ideias vale à pena conhecer o Miro.



Agenda: eu, que uso muito as ferramentas do Google, optei pela Agenda Google também. Isso facilita muito a integração entre os aplicativos. Fora isso, meu site é feito no WIX, que também se comunica com a agenda do Google. Eventos, aulas ou agendamentos criados no site vão direto para a agenda. Mesmo fora do WIX, quando eu marco uma aula ou reunião no Google Meet por exemplo, posso já criar um registro na Agenda e enviar avisos automáticos para todos os participantes da reunião. Esse aspecto da integração de ferramentas é muito importante e evita muito trabalho duplicado, onde sempre temos uma ótima chance de errar. Quando estou no escritório prefiro trabalhar no desktop, mas na rua uso o app no celular, ambos estão sempre sincronizados.



Bitly: REdução de links: muitas vezes queremos ou precisamos transforma uma URL grande em uma versão menor, que leve o usuário ao mesmo link. Para fazer isso, use o Bitly. Simples, rápido e prático, como todo link deveria ser, mas nem sempre é!


Muitos links: sabe a Bio do Instagram? Então, lá você pode (e deve) colocar um link para o seu site. Mas e se você quiser colocar além do seu site, outros links de diversos produtos, serviços, redes ou qualquer destino na rede para o seu usuário? Use o linktree.


Assinatura virtual de contratos: se você quiser dar mais comodidade ao seu cliente permitindo que ele confira e assine eletronicamente o seu contrato de serviços, use o ClickSign. Além de seguro e muito prático, seu cliente terá uma impressão muito profissional e organizada do seu trabalho.


Senhas: sabe aquela coisa desagradável que sempre acontece na hora que você está acessando um site ou app? Você esquece a senha? Use o LastPass. Como o próprio slogam da empresa diz: é a última senha que você vai precisar. Acesse aqui pra conhecer.


CRM: Customer Relashionship Management (gerenciamento de relacionamento com o cliente). Um CRM te ajuda a acompanhar todas as etapas de atendimento que fazemos com nossos clientes. Existem alguns ótimos sistemas de CRM para empresas pequenas, inclusive com planos gratuitos. Vale a pena testar alguns e descobrir qual deles se adapta melhor ao seu modelo de negócio. Boas opções são o Bitrix24, Agendor (que é uma plataforma brasileira) e o RD Station CRM. Um sistema de CRM parece à primeira vista, algo dispensável, mas não é. Um CRM simples e bem incorporado na sua rotina pode lhe dar uma excelente ganho de produtividade e resultados nas vendas.



Streaming e gravações: se você produz vídeo-aulas ou faz lives com frequência vai precisar de um "estúdio" pra isso. Um local preparado, bem iluminado, com boa acústica. Além disso vai precisar de um aplicativo que permita captura da imagem (da webcam ou da sua câmera externa), captura do som (mic de mesa ou lapela), captura da tela do seu computador (se for demonstrar algum software) e captura de apresentações preparadas em PowerPoint, KeyNote ou similar. Hoje em dia, quase qualquer profissão tem um braço "consultor" ou "professor". Esse sistema bem resolvido de preparo e execução de aulas e palestras é importante. Para isso as duas melhores ferramentas do mercado são o OBS e o OBS StreamLabs. O OBS é um estúdio virtual de código aberto, gratuito e bem simples de usar. Ele integra todos os dispositivos de vídeo, áudio e tela que precisamos para uma boa aula. Além disso, por meio de determinadas configurações, ele se acopla a diversas plataformas de streaming como YouTube por exemplo. Já o OBS StreamLabs foi desenvolvido sobre o OBS original e hoje em dia está sendo muito usado pela comunidade de gammers e YouTube Gammers. O StreamLabs é ainda mais amigável e muito parecido com o próprio OBS. Um concorrente de peso: StreamYard. Vele muito à pena dar uma olhada.



Deslocamentos: precisa calcular o custo de um deslocamento até algum lugar para um orçamento? Use o WikiRota. Ele vai te mostrar o valor do combustível, pedágio e o tempo de deslocamento. Muito simples e muito preciso. Uso muito! Ah, tem um aplicativo WikiRota para o celular também.


Sugestão de uma excelente literatura sobre o assunto, pra te colocar ainda mais dentro desse assunto:



Espero que essa lista, apesar de longa, tenha feito sentido pra você. O mundo é digital, é preciso digitalizar-se e digitalizar o seu negócio. Isso pode parecer muito "moderno" mas é o básico. Não demore.


Se precisar de mais ajuda para este assunto e muitos outros que estão relacionados ao mundo da fotografia como profissão e negócio, acesse esta página.


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Charbel Chaves Fotografia

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