Um site de fotógrafo


Continuando o assunto "site do fotógrafo" (veja mais aqui), quero falar um pouco sobre as sessões que ele pode/deve ter.


Início (home): a página de início de um site é fundamental. A primeira impressão é a que fica. Capriche na(s) imagem(ns) que vai colocar lá. Se ela(s) causar(em) um bom impacto, seu visitante ficará estimulado a continuar navegando. Também verifique se no celular, ela(s) fica(m) bem. A maioria dos acessos a sites de fotógrafos é feita por dispositivos móveis. Use o Google Analytics para ver diversos medidores sobre o tempo que os visitantes permanecem em cada página do seu site e os diversos tipos de acessos que estão sendo feitos no seu site.


Portfólio: é aqui que você mostra o melhor do melhor do seu trabalho em cada área. Nesta sessão você pode subdividir em diversas áreas de atuação. Por exemplo: ensaios, casamentos, gestantes... quantas achar que deve. Em cada área coloque o que você tem de melhor. Entenda como "melhor", o seu melhor no momento de desenvolvimento fotográfico que você está. Tire da cabeça o "melhor dos outros". Se tiver dúvidas sobre isso, leia o artigo sobre curadoria aqui. Se você fez apenas 2 festinhas de aniversário infantil até agora, não tem problema. Publique 5 boas fotos dessas duas festinhas. Assim que fizer mais, vá incrementando seu portfólio. É assim mesmo. Quando atingir umas 30 a 50 fotos por sessão, seu portfólio já terá uma boa amostra do seu trabalho. A partir daí, vá substituindo as "menos melhores" palas melhores que forem surgindo. Não crie um portfólio gigante, crie um portfólio cada vez melhor com o passar do tempo.




Muita gente tem dúvida, se as áreas de atuação devem estar relacionadas entre si. Bem, eu creio que não necessariamente. Faz sentido ter num mesmo site "gestantes" e "arquitetura"? Depende. Primeiro, você pode relacionar essas duas áreas nas fotografias em si. Fazer fotos de gestantes com cenários arquitetônicos, por exemplo. Seria uma questão de linha/estilo. Mas, mesmo que não as relacione, se as fotos forem muito boas, as pessoas gostam e respeitam. Veja o site do Joe McNally. Sessões: Industrial e Dança ?! Não tem problema. Tem qualidade, tá valendo. Se McNally faz, faça também, desde que seja bem feito. Na verdade, o que liga todas as sessões de imagens do McNally é a luz as pessoas. Ele é um fotógrafo de gente bem iluminada (tudo é iluminado com flash dedicado no site dele). Observe com atenção.


Blog: eu já escrevi sobre ter ou não um blog neste artigo. No artigo eu falo sobre o blog no seu sentido mais tradicional (jornalístico), como ferramenta de criação conteúdo textual. Mas você pode usar o blog de uma outra maneira (também), mais específica para o nosso caso. Um post pode ser uma pequena narrativa (textual, visual ou ambos) de uma sessão fotográfica específica. Por exemplo, se você fez um ensaio de um casal numa tarde em um parque, você cria um post sobre isso. Não é a mesma coisa que o portfólio. Aqui você vai mostrar uma sessão fotográfica que fez. No portfólio você vai criar uma vitrine das melhores fotos de diversas sessões fotográficas (poucas ou apenas 1 foto de cada sessão). Eu creio que um post com 20 a 30 fotos seja um bom tamanho. Isso vai matar a curiosidade do seu cliente sobre "como é uma sessão". Se achar melhor, não chame de "blog", chame de "dia-a-dia", "nossos trabalhos"... visto que a intenção é essa, mas a estrutura de publicação no site é a de um blog (sucessão de posts).


Contato: você deve ter uma sessão chamada "contato"ou "fale conosco"no seu site. Você precisa ser encontrável! Uma boa funcionalidade para o site é ter um formulário de contato, que direciona as perguntas do seu cliente/visitante para o seu email. Também inclua ícones com as redes sociais em que você possui conta. E, por fim, não esqueça de deixar seu telefone de contato.




Se achar que deve, inclua o seu endereço e um mapinha. Existem diversos add-ins do Google Maps para instalação nos sites. Veja se a plataforma de criação de sites que você usa oferece essa funcionalidade. Ou, se você contratou um web designer, solicite esse detalhe.


Sobre: muitos fotógrafos incluem algum texto e foto sobre si em seus sites. Isso é bem legal. A prestação de serviços fotográficos tende a ser pessoal, e tentamos dar uma abordagem pessoal ao nosso trabalho. Então, disponibilizar a sua carinha no site sempre ajuda. Cuidado com o que vai escrever sobre si. Tenha bom senso e não faça uma biografia ou algum texto de auto-exaltação.


Loja: essa é uma boa maneira de incrementar seus ganhos na fotografia: uma loja de "prints". O cliente acessa uma galeria específica e encomenda uma impressão de fotos suas. Para isso sua plataforma deve ter as funcionalidades de e-commerce e segurança adequada para mediar as vendas. Informe-se bem. Mas, vender imagens impressas demanda uma logística adequada. O pedido chega, você aciona seu fornecedor de impressão fine art e despacha por Correios ou transportadora de maneira rápida e segura para o seu cliente. Tenha especial cuidado com a embalagem utilizada.




Endereço eletrônico: nem sempre, mas geralmente os sites de fotógrafos levam o nome do próprio fotógrafo. No meu caso, Charbel Chaves (eita nomezinho ruim pra site!) já é difícil de guardar e digitar corretamente. Então, não convém adicionar "fotografia"ou "photography". Ficaria mais fácil de digitar com erros. Use o www.registro.br para pesquisar se o nome desejado está disponível. Também avalie se vale a pena ou não reservar tanto o domínio .com quanto o .com.br


De qualquer forma quanto mais curto for o endereço e mais simples, melhor. A idéia é sempre facilitar para que o internauta encontre o site rapidamente.


Um detalhe importante


A qualidade do arquivo de imagem num site de fotografia é fundamental. Tenha certeza que você exportou suas imagens do Lightroom com os parâmetros adequados para WEB. Não exporte em alta resolução. Isso não fará com que as fotos fiquem melhores nos celulares e notebooks. Exporte com a resolução adequada para cada fim. Se tiver dúvidas sobre isso, leia este artigo.


Também tenha certeza que a plataforma que você está usando, não permite que o visitante baixe suas imagens! No WIX, por exemplo, essa proteção precisa ser acionada nas configurações das galerias de imagens.


Outro detalhe importante


Ter um site, é ter trabalho rotineiro. Inclua na sua agenda semanal a tarefa de atualizar seu site com conteúdo novo. Também faça publicações em suas redes sociais sempre que incluir um novo post de um novo trabalho. Quando um link de um post surge na time-line da sua rede social, ao clicar nele o internauta é levado para o site. E isso é ótimo. Ele terá a oportunidade de ler o novo post, e também de ver todo o site. Mas se você não atualiza seu site semanalmente (ou quinzenalmente pelo menos), corre o risco de passar uma imagem de estagnação.


Último detalhe importante


Você precisa manter uma coerência na identidade visual. Tanto no design gráfico do seu site quanto no conjunto de imagens que você publica. Não use uma infinidade de fontes tipográficas, ou uma salada de cores, ou tratamentos variados demais nas fotos. Seja econômico e comedido. Escolha uma linha visual para seguir. Crie uma consistência estética. Isso constrói uma percepção de profissionalismo para o visitante e reduz distrações.


Enfim, ter um site dá trabalho. Mas ele é uma das suas principais ferramentas de vendas e deve evoluir conforme a sua fotografia e capacidade administrativa evolui também. Um bom site amadurece com a empresa.


Convite pra você:


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Charbel Chaves Fotografia

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