Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Serviços de publicação do LR


O Lightroom é uma verdadeira central de trabalho. Eu acho esse aplicativo realmente excelente. E quanto mais você usa, mais pode personalizar e mais prático e rápido fica o seu fluxo de trabalho.

Uma ferramenta muito legal, mas um pouco ignorada pela maioria dos usuários de LR é o recurso chamado serviços de publicação.

Na Biblioteca, no painel esquerdo, a última aba: serviços de publicação. Pois é! Talvez você nunca tenha visto isso aí. Ou viu e pensou, deixa pra outro dia. Bem, o outro dia chegou. E acho que você vai querer usar.


Vou explicar como funciona um serviço de publicação para Facebook, mas você pode querer usar em outras redes sociais. Se for o caso, acesse esse botão "encontrar mais serviços on-line...". Vai cair em uma página da Adobe que disponibiliza Add-On's (módulos acopláveis), alguns gratuitos, outros pagos. Você pode "instalar" esses add-on que desejar e configurar cada um para um serviço de publicação. Todos eles funcionam basicamente da mesma maneira.

A idéia do serviço de publicação é que você possa publicar diretamente no Facebook estando dentro do ambiente de trabalho do LR. O que o LR oferece na verdade é uma coleção dedicada à publicação. A publicação em si nada mais é do que uma exportação específica.

A primeira coisa a fazer é configurar a comunicação entre o Lightroom e o Facebook. Pra isso clique em "configurar". Você verá uma janela assim:


A primeira aba, serve para você dar um nome (descrição) para o serviço de publicação.

Na segunda aba (conta do Facebook) você autoriza o FB a conversar com LR.

A terceira aba (álbum do Facebook), você pode pular. O álbum de destino será definido nas etapas seguintes de maneira mais simples e direta. O serviço de publicação é uma "exportação" direta para um álbum. Veja que as abas seguintes desta janela são praticamente iguais às abas da janela de exportação. Deixe os parâmetros de exportação deste serviço ajustadas. Se tiver dúvida sobre isso, leia os posts anteriores sobre exportação no LR.

Feito isso, você tem agora que criar uma coleção dentro do serviço de publicação. Para criar a coleção clique com a segunda tecla do mouse sobre a palavra "Facebook" e "criar coleção".


Configure a coleção. Dê um nome pra ela, e se o álbum que ela destinará as fotos já existir no seu FB você pode escolher no campo de seleção (álbum existente). Ou pode criar um novo álbum daqui mesmo. Ele será criado no seu FB.


A coleção aqui é o equivalente ao álbum no FB. Qualquer foto que você arrastar para a coleção do serviço de publicação fica pronta para a publicação. E aparecerá no seu Facebook conforme a configuração que você fez. Para isso use a segunda tecla do mouse sobre a coleção e pressione "publicar agora".

Gostou?! É um trabalhinho para configurar mas fica bem prático de usar, principalmente se você usar rotineiramente.