Sequencia de estudos


É comum ficarmos em dúvida, quando iniciamos na fotografia, a sequencia de conteúdos/cursos que precisamos fazer inicialmente. Vou tentar esclarecer e lhe dar um caminho seguro para caminhar:


Leia o manual da sua câmera!


Parece ridículo dar esse conselho logo de cara né?! Mas a grande maioria das pessoas que eu conheço, que tem uma câmera, nunca leu o manual. E essa maioria vai pagar por cursos que frequentemente ensinam apenas o que está no manual, o que é importante, mas está disponível para você gratuitamente! Leia o manual. Se você não tem paciência ou não consegue ler, vai ser muito difícil que consiga se desenvolver na fotografia. A leitura é algo permanente na vida de um bom fotógrafo.


A técnica básica


Faça um curso Básico, de técnica. Aprenda a usar sua câmera, os princípios básicos de exposição e composição. No curso básico você vai fazer fotos corretamente, sabendo o que está fazendo e não "chutando". Vai conhecer o equipamento e suas possibilidades. Vai desenvolver sua visão sobre as cenas e descobrir as possibilidades de fotografias em cada situação.


Além de ter acesso aos conceitos e técnicas, é preciso muito tempo treinando. A fotografia é uma atividade do fazer. É preciso disciplina e empenho pessoal nos treinamentos. É preciso fotografar bastante, errar bastante, corrigir...


Iluminação


Fotografia é feita de luz. Onde não há luz, não há fotografia. Apesar de muitos elementos da iluminação já serem tratados em um curso básico, é preciso aprofundar-se sempre. E o conhecimento da luz e dos equipamentos de iluminação é enorme. Existe muito conteúdo nesta área que precisa ser assimilado.


Para quem vai trabalhar com eventos sociais, dominar a luz natural e o uso do flash é fundamental. Para quem vai montar um estúdio, muito mais. E mesmo que sua intenção seja artística, vai querer e precisar dominar a luz de maneira profunda para alcançar as imagens que você deseja criar.


Tratamento de imagens


Não existe fotografia de qualidade sem pós-produção. Nunca existiu. Antigamente o trabalho feito no laboratório de revelação química cumpria grande parte dessa etapa. A fotografia não está pronta ao clicar. Nunca esteve. Aprender a usar as principais ferramentas do mercado para tratamento, edição e manipulação de imagens, é fundamental.


Para a grande maioria dos trabalhos, o Adobe Lightroom é o software mais indicado. Para uma menor parte, em áreas específicas, o Photoshop. Estes dois são o básico do tratamento de imagens. Existem ainda outros aplicativos específicos e excelentes. Mas isso você vai sentir a necessidade ou não com o desenrolar da carreira. Saiba mais sobre isso, aqui.


Negócios


Se você vai trabalhar com fotografia, precisa ter uma mente de empresário, gestor. O artista cria, o gestões administra. Essa combinação é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, sua atividade profissional. É muito comum vermos fotógrafos excelentes do ponto de vista da criatividade e técnica, e que não conseguem fazer da sua carreira uma atividade financeiramente sustentável.


É preciso desenvolver habilidades e conhecimentos que o fotógrafo "puro" geralmente não tem: organização do tempo e fluxo de trabalho, marketing presencial e digital, controle das finanças e dos impostos, atendimento, vendas, cobrança , legislação específica, formulação de propostas comerciais e contratos... Enfim, se você quer ganhar dinheiro com fotografia, vai ter que investir nisso. Saiba mais sobre isso, aqui


Alem disso...


Dependendo da área que você quer atuar (casamentos, publicidade, produtos, famílias, arquitetura, espetáculos, fotojornalismo...), vai querer/precisar de treinamentos específicos. Hoje em dia, há uma enorme variedade de atividades para públicos e produtos específicos. É importante se aproximar de profissionais que estão nas diversas áreas, observar, conversar, pesquisar e eventualmente experimentar alguns trabalhos numa área ou outra para ir descobrindo onde você de encaixa melhor.


De qualquer forma saiba que a quantidade de conhecimento e treinamento necessários para a formação de um bom profissional é enorme. É uma caminhada longa e com algumas armadilhas. Então vá passo-a-passo, sem aventuras e com perseverança. Todos podem chegar lá.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24