Segurança como diferencial



Tenho visto alguns colegas e alunos terem problemas de segurança digital. Perda de arquivos, cartões de memória que travam, vírus, arquivos corrompidos... Peder os arquivos de um cliente deve ser algo terrível mesmo de se viver. E uma parte dos problemas certamente provém dos equipamentos, mas na grande maioria dos casos o erro é uma construção realizada lentamente e cuidadosamente pelo fotógrafo e/ou sua equipe. Digo isso porque é fácil verificar nos casos que acompanhei que providências simples poderiam ter sido tomadas para que se evitasse o transtorno e estrago na vida do fotógrafo e principalmente do cliente afetado.


Existem muitas maneiras de nos diferenciarmos no mercado (e por consequência termos um preço de trabalho diferenciado também). Você, como profissional da fotografia, pode buscar o "impacto" como diferencial, pode buscar uma determinada linguagem, uma determinada abordagem, pode dar ao seu cliente um senso de "solução" de um determinado problema... Mas, além desses diferenciais, pense em incluir a SEGURANÇA como uma característica vendável do seu trabalho.


Pense comigo. Mesmo que você não tenha vindo do mundo da fotografia analógica profissional, é provável que você já tenha notado que é muito mais fácil perder arquivos digitais que estão em um dispositivo qualquer de armazenamento do que fotos impressas. Pois é, foto no papel não se perde. Pelo menos não tão facilmente quando arquivos digitais. Mas, parte dos clientes querem arquivos somente. Pois bem, isso não deve ser motivo para aceitarmos a instabilidade e vulnerabilidade dos suportes digitais. Pelo contrário, é um OPORTUNIDADE de diferenciação! Se segurança é um problema, ofereça soluções!


Quem já participou do TUTOR aqui na nossa escola sabe que eu apresento meu sistema de backup e fluxo de trabalho com todos os passos de segurança que tomo. E é comum que alunos vejam aquilo tudo e digam: Cara, mas é muito complexo! Pois não é. Eu uso um sistema relativamente simples, mas que me garantiu até hoje 0% de perdas! Conheço o sistema de vários outros colegas bem cuidadosos e posso garantir que o meu é simples.


Com tantas novas tecnologias, as pessoas tendem a acreditar que a ferramenta é a solução. Param de pensar nos problemas em termos de processos. Você pode ser mais antenado ou menos antenado com novas tecnologias e ainda sim ter problemas ou soluções de segurança digital porque acreditou que a ferramenta tal é A solução. Por exemplo, é comum hoje em dia que a maioria dos usuários acreditarem que sistemas gratuitos de armazenamento em nuvem são seguros. Não, eles não são. Eles são, quase todos, "hackeáveis". E a grande maioria deles não se responsabiliza por perdas. Você já leu o termo de aceite destes serviços?! Não, né? Então leia. Não estou querendo que você não use sistemas cloud! É nosso mundo. Faz parte. Mas é apenas parte da segurança, porque eles também tem falhas e incluem riscos ao sistema.


É preciso ter um procedimento de segurança, um processo! Não apenas ferramentas. As ferramentas (câmeras, cartões, RAIDs, cloud, HDs...) são apenas peças deste processo. E tendo um processo claro, rotineiro e atualizado seus custos de operação certamente serão um pouco maiores. Lógico! Você estará aplicando mais ferramentas e tempo no processo e isso precisa ser capitalizado.


Sendo assim, seu preço diante do cliente tem que ser maior. E pode (e deve) ser explicável! Use seu cuidado, processo e preocupação com segurança como diferencial diante do cliente. Deixe ele saber de tudo o que você faz para que seus arquivos estejam sempre protegidos. Um fotógrafo que cobra R$ 1.500,00 para cobrir um casamento não tem como manter um sistema seguro. Aliás, nem as finanças dele estão seguras neste caso porque ele está pagando pra trabalhar e não sabe. Esse fotógrafo não tem segurança, não oferece segurança e o cliente dele não sabe! Vai descobrir isso da pior maneira. Perdendo arquivos.


Meu conselho: analise seus procedimentos de segurança, backup e armazenagem. Crie um processo rotineiro e consistente. Faça seus possíveis clientes saberem disso. E use isso (entre outras coisas) para explicar seu preço adequadamente. Faça da SEGURANÇA um diferencial competitivo. No próximo post vou detalhar ferramentas e processos de segurança para fotógrafos digitais. Aguarde!


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24