Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Resolução para imprimir


O conceito de resolução basicamente se expressa na quantidade de pontos de imagem inscritos, impressos ou exibidos em uma determinada área física. O termo DPI (dots per inch) significa pontos (da imagem) utilizados em cada polegada de papel impresso. Eventualmente ele é misturado com o conceito de PPI (pixels per inch), mas isso não vai fazer diferença relevante neste artigo, vamos considerar aqui que os dois conceitos dizem respeito à mesma coisa. Na janela de saída (exportação) do Lightroom, existe o campo onde ajustamos a resolução de saída da imagem.

Uma coisa que muita gente não sabe, e muitos que sabem não acreditam, é que o valor inserido neste campo não faz nenhuma diferença para imagens que serão exibidas na WEB, ou em TVs, ou em projetores... ou seja, para equipamentos ou meios que exibem imagens com quantidade de pontos de exibição fixos! Você não muda a resolução da sua TV, então ela sempre mostrará 1920 x 1080 pontos na tela, no caso de uma TV com resolução Full HD. Se a imagem que você apresentar nesta TV tiver menos que 1920 x 1080 pontos, alguns pontos da TV ficarão apagados, mas eles ainda estarão lá. Se você mostrar uma imagem com mais de 1920 x 1080 pontos, alguns serão suprimidos pelo sistema pois não existem pontos físicos na tela para exibir todos eles. Portanto, exportar uma imagem com 1 DPI ou 300 DPI para uso na WEB não causa nenhum efeitos. Se você não acredita, exporte e publique ou simplesmente veja a imagem na tela do seu computador. Se quiser saber mais sobre a exportação no LR, leia este artigo. E se quiser saber mais sobre exportação especificamente para o Facebook, leia este artigo.

Mas, voltando... No caso dos equipamentos de impressão é diferente. A impressora pode concentrar ou expandir a distância entre os pontos (além do tamanho dos pontos através da aplicação de mais ou menos tinta, mas isso é outra papo). Se enviarmos uma imagem para a impressão com a resolução de 300 DPI, ou seja trezentos pontos por polegada de papel, teremos uma imagem de excelente qualidade. Em cada polegada de papel serão usados 300 pontos da nossa imagem para isso. Se enviarmos uma imagem para a impressão com resolução de 200 DPI, ou seja duzentos pontos por polegada de papel, teremos uma imagem ainda muito boa, mas com apenas 200 pontos da nossa imagem em cada polegada de papel impresso. Ou seja, quanto menor esse valor, menos pontos da imagem original serão usados em cada polegada de papel e consequentemente menor o "detalhamento" do produto final, no entanto maior será o tamanho do papel que poderá ser impresso. No sentido oposto, quanto maior a resolução, menor o papel impresso, mas com mais detalhamento (mais pontos por polegada).

300 DPI é um padrão de alta qualidade adotado amplamente no mercado impressor, mas nada nos impede de imprimirmos em menor resolução, aliás dependendo do suporte (tipo de papel, lona, plástico, madeira...) é até recomendável a impressão em menor resolução.

Sendo assim, uma das vantagens de se trabalhar com câmeras com grande resolução (leia-se aqui, megapixels) é podermos imprimir em formatos grandes. Uma câmera de 24Mpx gera uma imagem de 6000x4000 pontos. Mas, quando cortamos a imagem no LR ou PS estamos reduzindo essa quantidade de pontos. Por isso é importante, sempre que possível, fotografarmos já no enquadramento pretendido para que haja um mínimo de desperdício de resolução original da imagem.

Para saber o tamanho da sua imagem no LR, estando no módulo revelação, pressione a tecla "I". No canto superior direito aparecerá uma série de informações (que podem ser customizadas, se você desejar), pressionando a mesma tecla novamente surgem outro conjunto de informações e, pressionando mais uma vez, as informações somem. Observe a imagem abaixo. Ela foi capturada pela câmera em 6000x4000 pixels mas, depois de aplicada a ferramenta de corte (R), ela passou a ter 6000x3375 pontos. Ou seja, eu já perdi alguma resolução na imagem.



Mas, voltando à questão da impressão, na janela de exportação, se meu objetivo for gerar arquivos para impressão, terei que definir a resolução de saída. Isso é feito na aba dimensionamento da imagem. Veja:


Da maneira como está definido acima, a imagem exportada terá 6000 na aresta longa (no caso, a largura da imagem) e 300 pontos por polegada de papel impresso. Sendo assim existe um limite para o tamanho final da impressão. Sendo 300 pontos por polegada e cada polegada tem aproximadamente 2,5cm, teremos 6000 / 300 = 20 polegadas de papel, em centímetros seriam 50cm. Ou seja, a impressão resultante terá 50cm de largura, e altura proporcional conforme o arquivo da imagem, o que é pouco menor uma folha de papel A2

Na tabelinha abaixo você pode ver a relação entre pontos da imagem e tamanho da impressão para resoluções de 300, 200 e 100 DPI. Na última coluna da tabela está o valor em Mega Pixels que a imagem (e consequentemente sua câmera) deve ter.