Criação de projetos em fotografia



Desenvolver um projeto fotográfico é basicamente o mesmo desafio de se desenvolver qualquer outro projeto. Existem peculiaridades, claro. Mas a estrutura básica é muito similar. Como eu sei que muita gente não está acostumada com a ideia de criação e gerenciamento de projetos, vou apresentar aqui uma espécie de “guia” mais informal. Ele deve servir para qualquer tipo de projeto em áreas criativas, como a fotografia. Aqui vão alguns passos importantes:


1) Não viaje na maionese. É fácil nos empolgarmos com projetos de outras pessoas, especialmente dos grande nomes da fotografia. Mas eu e você não somos estas pessoas. Elas são elas, nós somos nós. Eu adoraria fotografar surf de cima de uma prancha. Adoraria viajar para lugares bem distantes. Adoraria fazer muitas coisas que não pertencem ao meu universo de possibilidades. Sonhar tão alto pode ser paralisante. É melhor aproveitarmos bem as possibilidades que temos e sermos produtivos dentro delas. Cada um de nós é um universo próprio. Auto-conhecimento e senso de realismo é fundamental para a produtividade.


2) Identifique afinidades com o tema. É muito mais fácil manter-se engajado em algo que amamos ou pelo qual somos curiosos. Alguns temas demandarão anos de perseguição e trabalho. Então pense em um tema que realmente lhe atrai e imagine-se durante um tempo razoável lidando com ele.


3) Sua vida não é fotografia. Pense nos impactos que o projeto pode ter na rotina da sua família, na sua saúde, na sua vida financeira. Seja realista. Fotografia não é a coisa mais importante da vida de ninguém. Se for na sua, você certamente está invertendo prioridades.


4) Planeje, no papel primeiramente. O papel não custa quase nada. No papel podemos falhar várias vezes. Se você não tem o hábito de colocar ideias no papel, comece a ter.


5) Compartilhe e ouça. Assim que tiver uma versão razoável da sua ideia, mostre-a para pelo menos 3 pessoas: um fotógrafo experiente, uma pessoa do seu convívio que é crítica (e talvez pessimista), alguém que conhece muito de perto os seus erros e defeitos. Agora, esteja preparado para ouvir as críticas como uma ferramenta de depuração do projeto. Não considere muito as pessoas que lhe dirão: “Que legal! Faça!”. Isso não é muito útil. Este momento você não precisa de incentivos, precisa encontrar os defeitos/riscos da empreitada.


6) Faca um ensaio/piloto. Depois de definido o tema, crie uma pequena versão do seu projeto. Um teste, antes de começar pra valer. Se encontrar alguma dificuldade ou peculiaridade que não havia pensado antes, volte à prancheta e revise seu projeto.


7) Divida seu projeto em etapas menores, problemas menores. Isso é chamado de meta. Uma meta é uma etapa. Cada meta pode ser subdividida em ações, e cada ação ainda pode ser subdividida em atividades. Vou tratar disso mais adiante, mas por enquanto capte a ideia de que um projeto grande pode e deve ser subdividido para que você tenha um senso de progresso, mantenha-se disciplinado e possa fazer medidas do andamento do projeto no total.


8) Liste os recursos necessários. Para qualquer projeto temos recursos limitados. Sempre. Administrar bem é gerenciar a escassez. Então avalie:


Tempo: quando começa e termina o projeto. Estabeleça isso. Não deixe a “vida te levar”. Quanto tempo semanal, mensal ou diário você precisará/pode se dedicar?


Energia: alguns projetos fotográficos demandam vigor físico e mental. Você está preparado para isso? Precisa se preparar (isso pode ser uma meta)?


Dinheiro: alguns projetos demandarão dinheiro. De onde ele virá? Quanto você ou seus financiadores podem investir? Seja especialmente pessimista neste quesito. Pense sempre no pior cenário. Avalie também se ao término, este projeto lhe trará dinheiro (retorno financeiro). Se sim, dimensione isso, mas evite auto-ilusão. Pense em termos de mercado.


Pessoas: o tipo de fotografia que você pretende fazer exige trabalho em equipe? É possível fazer tudo sozinho? Seria mais eficiente juntar forças? Existem habilidades que você não possui e que precisa contratar?


Conhecimento/informação: você tem certeza que sabe tudo o que tem que saber para executar o projeto? Vai precisar de alguma consultoria, curso, treinamento ou terceirizar alguma parte do processo para um especialista ou pessoa/empresa que faça essa etapa de maneira mais rápida, eficiente e com mais qualidade? O bom planejamento vai identificar essas lacunas e algumas podem se tornar sub-projetos importantes.


Equipamentos: o equipamento que você já tem é suficiente? Será preciso alugar ou comprar algo? Evite criar uma lista de exigências exóticas. Aproveite ao máximo os recursos disponíveis. Tente primeiramente adequar a ideia aos recursos já presentes. Pense em termos de o "mínimo necessário" e não de o "máximo possível".


9) Responda a um porquê . Tenha claro na sua mente, o propósito. Realizar algo sem um motivo forte pode ser a morte antecipada do projeto. Qual o objetivo, além da fotografia, pelo qual vale a pena envolver-se nessa demanda? Pode ser um motivo financeiro, empresarial, social, ideológico, religioso...não importa. O importante é que haja um propósito maior na sua mente além de fazer lindas imagens. É o propósito que nos move.


10) Analise você mesmo e o ambiente. O ambiente ou conjuntura em que você quer realizar o projeto oferece ameaças, mas também oportunidades. Liste-as! Internamente, você tem defeitos/limites e qualidades/peculiaridades. São características pessoais que colaborariam ou atrapalhariam o projeto. Liste-as! Medite sobre tudo isso antes de começar.


11) Use uma linha do tempo. Analise o agora, o durante e o depois do seu projeto. Não somente fixe prazos, mas também crie um visão mental das situações de hoje, amanhã e daqui a um ano por exemplo. Visualizar e antecipar cenários no tempo é fundamental para não sair do caminho.


12) Seja ético e formal. Se houver o envolvimento de quaisquer outras pessoas, dê os créditos, reconheça a colaboração. Especialmente em projetos grandes, sempre existem colaboradores. Valorize e comunique isso. Se houver prestações de serviços de terceiros ou direitos de imagem envolvidos, formalize isso. O que é bem combinado no papel, no contrato, não sai caro,


O que é uma meta?


Meta é uma etapa de um projeto. Metas são objetivas/específicas (podem ser claramente descritas), são mensuráveis (tem indicadores de acompanhamento), são atingíveis (realista e bem dimensionadas), são datadas (tem prazo definido), são necessárias/relevantes (atendem a uma necessidade interna do projeto).


Por exemplo: ficar rico não é uma meta, é um sonho. Atingir o valor de R$500.000,00 ao final de 1 ano é uma meta. Algo que não pode ser atingível, não pode ser especificado claramente, acompanhado, datado e que não seja relevante, não é uma meta.


Senso de progresso.


Havendo metas, ações e atividades, haverá um cronograma é um orçamento disponível a serem obedecidos. Seja disciplinado e anote tudo o que for sendo realizado. Tenha check points para verificar se as etapas estão sendo alcançadas dentro do planejado. Depois de definido, um projeto torna-se um roteiro a ser seguido. Ele é um “mapa” para alcançar o alvo final. Mas, se você não fizer anotações e medições de controle, não terá a percepção correta e realista do seu progresso ou atraso no planejado.


Indo além


Pense em desdobramentos. O seu seu projeto pode se desdobrar em novos “produtos”. Por exemplo, uma exposição, um livro, um curso, um site...um novo projeto talvez. Se houver desdobramentos, como uma exposição por exemplo, ela deve ser também subdividida é pensada em termos de metas, ou até mesmo um novo projeto.


Enfim, planejamento não é o forte dos brasileiros em geral, mas é mais fácil e prazeroso do que parece, principalmente por que os resultados aparecem com mais facilidade e menor risco. Comece com um projeto pequeno para treinar a sua gestão sobre ele. Logo você se sentirá seguro para voos maiores.


Você tem dúvidas sobre algum projeto que está empenhado em fazer acontecer? Quer conversar comigo sobre ele? Entre em contato via whatsapp.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP