Preciso de um site



Pra quem trabalha com fotografia, é fundamental ter um site. Nem tente ser um fotógrafo comercial profissional sem site. O site é a sua vitrine. Redes sociais não tem a mesma função. Redes sociais são baseadas em publicações efêmeras e voltadas para relacionamento, não vendas.


Imagine que você tem uma loja física. Você pode (e deve) caprichar muito no ambiente, nas vitrines, na escolha dos produtos oferecidos... isso é o seu site. E pode (e deve) colocar gente na rua, ou na porta da loja, pra panfletar, comentar, chamar os clientes, atrair a atenção deles para a LOJA. As redes sociais (especialmente Facebook e Instagram) desempenham basicamente este papel para o nosso ramo de atividade.


A maneira tradicional (e progressivamente abandonada) de se fazer um site é contratando um programador. Em algumas áreas mais complexas, mais específicas, isso ainda é necessário. Mas, como em várias áreas comerciais existem alternativas mais amigáveis e diretas de se fazer a coisa.


Existem hoje, 4 opções que eu considero muito boas para que você fotógrafo, tenha seu site:


O 46graus e o Alboom são plataformas feitas para videomakers e fotógrafos. Você contrata um plano deles e "monta" seu site dentro de certos limites de formatação e funcionalidades. Tudo muito prático, simples, bonito e funcional. Ambos são muito bons. A variante maior está nos planos oferecidos e preços.


Outras alternativas são o WIX, Site123, SquareSpace, Weebly e o Wordpress. Essas são plataformas mais genéricas. Servem muito bem para qualquer tipo de atividade na internet e não são especificamente desenhadas para fotógrafos. Você vai ter que gastar um pouco mais de "tempo na cadeira" pra aprender a usar, mas são incríveis e totalmente customizáveis, inclusive com a possibilidade de inserção/alteração de código para quem sabe programar. Eles estão em constante evolução e já são ferramentas utilizadas no mundo todo por muitos anos.


O meu site de portfólio e este site aqui da escola são feitos no WIX. Eu não sou programador (e nem quero ser). Um dia tirei um fim de semana para assistir todos os tutoriais da plataforma, li tudo o que está nas "ajudas" e aprendi a usar. Estou 100% satisfeito com o WIX. Outros colegas que usam o Wordpress também dão o mesmo retorno.


Esses 4 serviços que descrevi são totalmente adaptáveis à qualquer plataforma (desktop, tablets e smartphones). E isso é um "detalhe" importantíssimo. No meu caso específico, 75% dos acessos ao meu portfólio são feitos hoje pelo celular. Para acompanhar esse tipo de estatística você deve usar o Google Analytics.Entretanto, quase todas as ferramentas de criação de sites possuem algum tipo de "analytics" interno, claro que nenhum tão completo quanto o Google Analytics.


Existem ainda outras 3 ferramentas muito úteis do google que você pode e deve usar para aprimorar e impulsionar seu site.


Google Adwords, onde você vai criar campanhas de divulgação dos seus serviços e site. Não adianta criar um site e não mostrá-lo para o seu público. Existem basicamente 2 tipos de campanhas: display (onde seu anúncio aparece nos sites em que seus clientes-alvo visitam) e pesquisa (onde seu site é exibido em caso de busca no google). É importantíssimo ter um verba mensal para publicidade. Toda empresa que cresce e permanece tem.


Meu negócio, onde sua marca/empresa fica oficialmente caracterizada nos serviços do Google, Inclusive no Google Maps. O seu registro no Meu Negócio é gratuito e fundamental para integrar vários serviços empresariais do Google. Cadaste-se lá!


Teste meu site, onde você pode testar de maneira simples o desempenho do seu site em termos de carregamento, velocidade e perda de clientes por lentidão. O serviço é gratuito e ainda fornece um relatório técnico básico para melhorias, se for o caso.

Eu já usei o 46graus durante 2 anos, e na época me atendia perfeitamente. Passei para o WIX pela necessidade de e-commerce. Também já paguei um desenvolvedor (beeeem caro) para criar um site e percebi logo em seguida (dois meses depois do site estar em uso) que eu gastaria muito mais para fazer as manutenções do que gastei para a criação, o que, para um empresa pequena como a minha é absolutamente inviável.


Uma coisa muito importante é que você reserve seu domínio (ex.: www.charbelchaves.com.br). Isso pode ser feito no próprio editor do WIX ou externamente aqui. O custo é R$ 40,00 por ano. Para adicionar o seu domínio no site criado no WIX você vai ter que adquirir um plano pago do WIX (sim, ele tem um plano gratuito). Os planos iniciam em torno R$10,00/mês, e ficam mais caros conforme o conjunto de funcionalidades que oferecem.

Outro aspecto importantíssimo da vida de um site é o SEO (search engine optimizartion). É um conjunto de procedimentos necessários para posicionar bem seu site em sistemas de busca na internet. Existe muita gente prestando serviços de SEO (sérios e picaretas) na internet. Mas antes de contratar qualquer um, leia sobre o assunto. Não é tão complexo quando parece. Vou preparar um post logo logo sobre esse assunto também.


Enfim, ter um site é uma das questões que temos que lidar, seja contratando alguém, um sistema ou fazendo nós mesmo. Isso acontece com marketing, design, finanças, vendas... temos que entrar nessas áreas, não tem jeito. Nunca seremos especialistas nesses assuntos, claro. E nem é preciso. Nosso trabalho é fotografia. Mas é muito útil, e quase indispensável aprender esses conteúdos em algum nível. É claro, que para coisas mais específicas, você vai contratar um profissional da área. Mas é preciso ponderar no quando, no quem e no quanto ($$$).


Não desista de aprender sempre coisas novas. É útil para a cabeça e para os negócios. Se precisar de ajuda sobre como criar ou administrar o seu site, entre em contato comigo. Será um prazer conversar com você. Click aqui.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP