O fluxo das imagens



Até ano passado eu tinha uma rotina de fluxo de trabalho no que se refere à importação, tratamento, exportação e armazenagem das imagens. A partir de janeiro de 2018, fiz algumas alterações neste fluxo e quero descrevê-lo aqui. Talvez posso lhe ajudar a criar o seu próprio "roteiro" de trabalho.

A palavra de ordem é segurança. Mas é preciso que o processo fique automático na sua cabeça para que tudo não tenha que ser repensado a cada vez que for executado, mas sim "obedecido". As etapas do meu processo são as seguintes:

Etapa 1: Captura

Eu fotografo 100% em RAW. Uso duas câmeras iguais, quase sempre com lentes fixas (equivalentes à 35mm e 85mm) e cada câmera tem 2 slots de cartões SD. Uso o segundo cartão na função backup, sempre. Assim, eu já trabalho com redundância. Se uma câmera der problema, já estou com outra. Se algum cartão der problema, tenho outro em backup.

Etapa 2: Cópias preliminares

Quando estou em um evento grande, coorporativo, casamento ou documentário, levo o notebook e no fim fim evento ou no fim de cada dia de evento, faço uma cópia de segurança em um HD externo que eu chamo de "segurança". Esse HD só serve para isso. Simplesmente copio o que está em cada cartão sem apagá-los.

Etapa 3: Importação

Estando no meu escritório, começo o trabalho de pós-produção. A primeira ação consiste em criar uma pasta (na própria área de trabalho do meu computador) do cliente/evento. Uso sempre uma estrutura de nome assim: ANO+MÊS+DIA+TIPOdeEVENTO+CLIENTE. Isso, por si só já organiza os arquivos e facilita buscas posteriores. Por exemplo: 20180612-casamento-paula.

Dentro dessa pasta existirão 3 subpastas:

  • DOC: com todos os documentos administrativos e fiscais que foram gerados no relacionamento com este cliente: emails, orçamentos enviados, contrato digitalizado, notas fiscais, recibos, ficha de informação do evento e cliente...;

  • DNG: onde coloco todas as imagens RAW originais geradas no evento;

  • CATÁLOGO: que eu criarei a partir do LR, com a função "criar novo catálogo". Veja em seguida.

A segunda ação é criar o catálogo. Abro o LR e solicito "criar novo catálogo", na pasta do evento. O LR faz isso, crias seus próprios arquivos de trabalho e pronto! Já tenho agora um catálogo novo, vazio, específico para o trabalho deste cliente/evento.

A terceira ação é importar as fotos para este catálogo recém criado. Uso a função "adicionar" na janela de importação. E já solicito que sejam convertidos para DNG e que sejam criadas visualizações 1:1 (opções que estão no painel direito da janela de importação).

Neste momento também posso liberar os cartões SD que utilizei no evento. Pois ainda tenho uma cópia deles no HD "segurança" e já tenho a estrutura de pastas do cliente/criada criada.

Etapa 4: Classificação

No módulo Biblioteca, uso as bandeiras selecionada (tecla P) e rejeitada (tecla X) para uma primeira triagem das fotos. Em seguida filtro somente as selecionadas (marcadas com bandeiras brancas) e agrupo em coleções que façam sentido para o evento em questão. Por exemplo, no caso de um casamento, "making of da noiva", "cerimônia", "festa"... Assim, posso tratar as fotos em sessões separadas e isso ajuda a manter uma coerência e consistência visual no tratamento.

Etapa 5: Tratamento

No módulo Revelação, faço os tratamentos em lotes ou individuais, gerais ou localizados, conforme a necessidade de cada imagem ou grupo de imagens. Isso descrevo em outros posts. Essa é a etapa mais demorada. Em média, eu gasto de 1 a 2 minutos no tratamento de cada imagem. Vários procedimentos me ajudam a manter esta média, desde a boa captura até presets específicos que criei, pincéis predefinidos e bastante prática no uso das ferramentas sem gastar tempo demais sem necessidade real.

Ao fim, repasso todas as fotos tratadas, classificando-as com estrelas no módulo Biblioteca (usando as teclas 1-5). As melhores fotos (5 estrelas) são sempre muito poucas, são as que utilizarei eventualmente no meu portifólio. Procuro ficar cada vez mais criterioso com as fotos que ganham 5 estrelas.

Etapa 6: Exportação

Para todos os meus clientes eu exporto todo o conjunto de imagens em subpastas nomeadas conforme as coleções. No caso de um casamento, "making of da noiva", "making of do noivo", "cerimônia", "interlúdio", "festa" e "ensaio do casal".

Em cada pasta haverá 2 grupos de imagens: alta resolução (HiRes) e para publicação na WEB (WEB). Ambos são JPGs, mas as especificações dos parâmetros de exportação destas pastas eu também detalho em outro post.

Então num caso padrão de um casamento, os clientes receberão 2 conjuntos de 600 fotos. Um conjunto apropriado para WEB e outro para Impressão (HiRes). Meu contrato de casamentos não prevê impressões, o cliente fica livre para fazer essa etapa com quem e quando quiser. Para isso ele utilizará os arquivos "HiRes". Eu o oriente assim, por escrito.

Etapa 7: Portifólio

Exporto para DNG, para um catálogo chamado "portifólio", apenas as fotos que me interessam para guardar em DNG (as classificadas com 5 estrelas). Geralmente, de um casamento, são umas 30 ou 40 fotos. Elas serão utilizadas para criar uma publicação no blog meu site e/ou eventualmente para publicação portifólio impresso e/ou digital. Este catalogo Portifólio tem as melhores fotos de cada um dos trabalhos que eu já realizei até hoje. Tudo bem organizado, classificado em pastas, coleções e pilhas conforme necessário. Também tenho este catálogo sincronizado com Lightroom CC e serviços de publicação. No módulo impressão já tenho páginas e templates criados para os serviços de impressão de utilizo. No módulo Apresentação de Slides, crio apresentação úteis para aulas, atendimento de clientes, feiras e publicidade.

Este é o meu catálogo de maior uso. Todo o meu trabalho está concentrado e organizado lá. Os catálogos dos trabalhos em si (de cada cliente) estão em HDs externos e com cópias (veja a etapa 8).

Terminada a exportação, entrega para o cliente e "entrega" para mim, apago aquela cópia de segurança extra que eu deixei no HD "segurança". Ela não é mais necessária.

Etapa 8: Backup

Semanalmente fazemos backup dos HDs externos. Esses backup são guardados fisicamente em outro local, para evitarmos perdas em caso de roubos, acidentes ou danos elétricos. Em breve estaremos migrando para um sistema RAID.

Etapa 9: Limpeza

Depois de entregue e tudo conferido pelo cliente, depois de decorrido o prazo contratual de guarda dos arquivos (6 mêses) eu exporto no padrão "HiRes", para mim mesmo. Isso mesmo, dentro da pasta do evento/cliente e a chamo essa sub-pasta de "imagens". Assim, fico com uma cópia do que o cliente recebeu. Então eu apago o catálogo e as imagens originais (DNGs). Assim eu tenho agora, apenas o que o cliente tem em "HiRes" e, se acaso, por algum motivo ele perder a sua cópia, eu posso fornecer outra. Mas fico com meus HDs bem mais leves do que se eu guardassse tudo em DNG.

Enfim...em tempos de HDs, terabites e centenas ou milhares de fotos por evento, é importante criar um "roteiro" para você cumprir rigorosamente. O objetivo é equilibrar segurança, economia e praticidade. Pense nesses passos que eu descrevi se lhe servem. Eu sempre dou uma certa revisada e com o passar dos anos e com a experiência acumulada vou melhorando cada etapa. Mas o que faço hoje em dia é isso.

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Charbel Chaves Fotografia

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