Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Nitidez



Existem 2 etapas para o ganho de nitidez de uma fotografia: na captura e na pós-produção. Veja abaixo 6 coisas que você pode fazer para extrair o máximo de nitidez na fase da captura.

Limpe suas lentes

Existem kits simples e práticos de limpeza de lentes. Adquira um e use conforme as instruções. Não use qualquer "paninho"para limpas as lentes e não passe nenhum produto líquido que não seja o recomendado pelos fabricantes de lente (álcool isopropílico). Sempre que for fotografar em ambientes com fumaça, vento, poeira... use filtros acoplados na lente, pelo menos para proteção (filtro UV).

Use uma velocidade de obturador segura

Uma regrinha simples mas que facilita o pensamento na hora de ajustar a sua câmera é usar um tempo de obturador que seja pelo menos 2 vezes o número da distância focal da sua lente. Por exemplo, para uma lente 50mm, use 1/100s ou mais rápido. Para uma lente 105mm, use 1/210s ou mais rápido. Neste caso, como não há exatamente o tempo 1/210s, arredonde para um valor mais rápido, 1/250, por exemplo.

Estabilize bem a sua câmera

Se for usar a câmera na mão, apoie-se bem, respire fundo e clique com calma evitando tremores desnecessários. Se puder, use um tripé. Se a sua lente tem um sistema de estabilização interno, ligue-o. Quase todas as lentes eletrônicas com distâncias focais acima de 50mm tem estabilizador.

Independentemente de sua lente ter ou não um sistema de estabilização eletrônica, segure firme, apoie-se bem, prenda a respiração no instante do click.

Use lentes fixas

Lentes fixas de alta qualidade são mais nítidas que lentes zoom de alta qualidade, quase sempre. Isso se dá porque elas são mais simples em termos de quantidade de elementos internos. Quanto menos elementos, menor a chance de os raios de luz sofrerem qualquer tipo de distorção. As lentes fixas macro são ainda mais nítidas. Por isso, se sua preocupação for nitidez, invista em uma excelente lente fixa.

Um ótimo exemplo de lente fixa, de ótima qualidade e bom preço é a 50mm f/1.4. Todas as principais marcas do mercado fabricam esta lente.


Use a melhor abertura

Em quase todas as lentes modernas, o ponto de abertura que entrega a melhor nitidez da lente ao sensor é 2 ou 3 pontos acima (mais fechados) da maior abertura da sua lente. Por exemplo, numa lente 50mm f/1.4, a melhor abertura em termos de nitidez é f/2.8 ou um pouco mais fechada.

Muita gente acredita que lentes muito claras como f/1.2 ou f/1.4 são muito nítidas nestas aberturas, o que não é verdade. Nestas aberturas conseguimos os maiores desfoques de fundo, profundidades de campo realmente muito pequenas. Mas a nitidez é obtida com aberturas um pouco mais fechadas.

Mas, lembre-se da escala padrão de aberturas para fazer essa contagem, e não da escala (que a maioria das câmeras tem) com valores intermediários. A escala de valores padronizados é:

f/1.4, f/2, f/2,8, f/4, f/5.6, f/8. f/11. f/16. f/22. f/32...


Use o ISO mais baixo possível

Quanto mais baixo o ISO, mais contraste e mais precisão de cores o sensor gera. Bom contraste é um dos fatores que influenciam na nitidez da imagem. Sempre que possível, use o ISO mais baixo da sua câmera. Conforme o ISO sobe, perdemos contraste, precisão de cores e ganhamos ruído.

Use filtros de qualidade (e limpos)

Algumas boas marcas de filtros: Hoya, B+W, Heliopan, Tiffen, Cokin, Lee... Existem muitas marcas no mercado, mas essas são consagradas. Mesmo assim, todas elas tem linhas diversas e variações grandes de preços entre as linhas. Infelizmente, quase sempre, quanto mais caro for o filtro, melhor ele é.

Filtros são elementos ópticos que adicionamos às lentes. Se você compra um filtro muito barato e sem qualidade para usar com aquela sua lente super nítida, você estará prejudicando a imagem. O conjunto óptico final foi piorado pelo uso desse filtro de baixa qualidade. Eu, pessoalmente uso filtros somente quando são realmente necessários. A idéia de usar sempre um filtro UV não colabora para a nitidez da imagem, apesar de proteger a lente de acidentes e riscos . Esses filtros de proteção devem ser usados quando há realmente um motivo para isso (poeira, água, fumaça...).