Maneiras de aprender



Aprender é algo pessoal. Cada um de nós tem uma via de aprendizado que nos traz melhores resultados. Alguns aprendem lendo, outros na companhia de um professor, outros apenas vendo alguém fazer...

Hoje em dia temos muitos canais de informação disponíveis: a internet, livros, revistas, blogs, escolas presenciais ou on-line. No entanto, ter acesso à informação não faz de você ou de mim um fotógrafo. A fotografia se aprende fazendo. É preciso receber instrução e treinar.

Eu tenho uma escola com cursos baseados em treinamento, presencial, prático. E tenho acompanhado nos últimos anos uma crescente procura por cursos on-line. Muitos dos alunos que chegam aqui na escola, passaram ou estão passando por cursos on-line e não conseguiram os resultados que desejavam. Especialmente os que tem pretenções profissionais na fotografia.

Ver e ouvir alguém falando numa tela não te faz um fotógrafo. Nem mesmo ver e ouvir alguém falando em um palco de um congresso de fotografia ou mesmo na sala de aula. O que te faz fotógrafo no fim das contas é o ato de fotografar, tentar, errar, entender o erro e tentar de novo. Não estou dizendo que para fotografar bem, a estratégia seja o "tentativa e erro", não. É preciso informação correta e treinamento prático.

Mas é claro pra mim, como professor que existe uma preguiça mental vigente. A maioria dos alunos chega aqui na escola sem nunca ter tentado ler o manual de instruções da câmera. Eu entendo que os manuais não são muito práticos. Mas grande parte do conteúdo dos cursos básicos de qualquer escola está acessível no manual da câmera. Entender o que é ISO, abertura, tempo, modos de disparo, modos de foco... está tudo no manual. Mas as pessoas não leem. E se leem não entendem. Não aprenderam a ler de verdade.

E isso prenuncia um outro problema para quem deseja ter a fotografia como atividade profissional. Se a pessoa não se dispõe ou não consegue ler um simples manual, do equipamento mais básico da sua profissão, o que dirá manter-se atualizado e estudando sobre administração, contabilidade, marketing, vendas, atendimento... coisas básicas para a atividade no seu dia-a-dia.

De todas as maneiras de que aprender a mais importante é a disciplinada. E ser disciplinado significa enfrentar a suas preguiças, procrastinações, limitações, medos. Aprender é um ato de coragem. Coragem contra si mesmo.

Estamos na era da informação, rápida, ampla e gratuita. E nunca se aprendeu tão pouco, de maneira tão rasa, com objetivos tão vagos. Muitas boas escolas e bons cursos tem poucos alunos. Muitos aplicativos de celular "concorrem" com elas. Muita gente consome, mas pouca gente aprende. A idéia de que a tecnologia emancipa o aluno é uma ilusão amplamente aceita. O corriqueiro é encontrar pessoas que não querem aplicar-se no aprendizado, querem que o conteúdo e as habilidades entrem na sua cabeça sem nenhum esforço. A prender é uma luta. Não tem tecnologia que mude isso.

Se você quer aprender a fotografar bem e passa mais que dois ou três dias sem pegar na câmera, não vai aprender. Se quer aprender a tratar suas fotos no Lightroom, e passa a semana sem treinar, não vai aprender. Simples assim. É preciso fazer, repetir, muito. É preciso aprender a ser aluno, aprender a aprender.

Aqui neste site você vai encontrar muito material para apoiar seu desenvolvimento. Acesse a sessão CURSOS. Além dos cursos pagos, aulas VIP e grupos de treinamento, disponibilizo uma série de conteúdo que serão úteis na sua caminhada. Mas eu não posso caminhar por você. Posso te ajudar, te guiar e até em alguns momentos te inspirar, mas quem tem que "suar" é você. E, se você correr à minha frente, alcançar seus objetivos, torna-se o fotógrafo que deseja, eu ficarei muito feliz por isso. Pode ter certeza disso. Bons estudos!


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP