Mídias digitais


Quero falar aqui sobre as principais mídias, suas características, aplicações, vantagens e desvantagens de cada uma.


Cartão SD: é o principal tipo de cartão utilizado hoje por câmera DSLR e mirrorless. É pequeno, prático, com grande capacidade de armazenagem. Mas é frágil e fácil de perder. Não deixe solto no bolso. Não deixe dobrar. É um dispositivo que só deve ser usado para capturar as imagens, não para manter armazenado. Para mais detalhes sobre a especificação de cartões leia o post "Cartões SD". Especialmente se você for filmar além de fotografar.

Atualmente existem cartões com enorme capacidade, o que não é muito recomendável para fotógrafos. Eu, pessoalmente uso cartões de 32Gb e 64Gb da marca SanDisk. Mas existem muitas outras marcas confiáveis (Sony, Lexar, Panasonic, Toshiba, HP, Fuji, Kingston entre outras).


HD externo: é a melhor mídia para armazenagem atualmente. O valor investido por Gb é baixo. A mídia é segura e estável. Compre HDs de marcas renomadas (Sony, Toshiba, Samsung...), em lojas de boa reputação. Não deixe-os cair no chão! Esse é o maior risco para um HD externo.

Existe um tipo de HD chamado SSD (solid state disk) que não possui discos móveis, são uma espécie de pen-drive gigante. São mais rápidos para gravar dados e mais seguros em casos de tombos do dispositivo.


Pen-drive: ótima opção para entrega de imagens para os clientes. Existem muitos fornecedores na internet que vendem Pen-drives ou Pen-cards personalizados com a marca do fotógrafo. Isso dá uma ótimo impacto para o atendimento do cliente. O pen-drive ou pen-card não é uma mídia de arquivo. É uma mídia de transferência apenas. Sempre devemos orientar nossos clientes a fazerem cópias dele.


DVD: já caiu em desuso mas muito fotógrafos ainda insistem em entregar seus arquivos para os clientes usando DVDs por que é uma mídia absurdamente barata. O DVDs tem capacite de até 4,7 Gb, o que para muitos fotógrafos, é insuficiente para a entrega de um trabalho (casamentos por exemplo). Outra questão é que a cada dia existem menos computadores e notebooks com driver de leitura de DVDs. Esqueça isso. Mude para pendrives, pencards ou transferência em núvem.


Núvem: transferir arquivos em núvem é bom. Arquivar em nuvem, pode ser ruim. Serviços de nuvem podem ser invadidos e corrompidos. Os provedores mais populares desses serviços (dropbox, scandrive, google drive, copy e muitos outros) não se responsabilizarão pelo conteúdo ou pela importância atribuída ao conteúdo. Eles geralmente oferecem um plano grátis até determinada capacidade de armazenamento, mas além disso você precisa pagar. Essa mídia é ótima para transferir dados seus para alguém, é pratico e simples de movimentar os arquivos. Existem serviços seguros de nuvem que trabalham como criptografia e redundância, mas a contratação deles implicará em custos mensais para o seu negócio. Avalie bem.


RAID: Essa é a solução mais sofisticada e mais profissional. RAID significa "redundant array of independent disks" (conjunto redundante de discos independentes). São sistemas de múltiplos HDs feitos para criar backups mais seguros. Geralmente se apresentam em forma de gabinete com várias "gavetas" onde são instalados HDs. Os RAID possuem sempre um software de gerenciamento dos dados que cria redundâncias. Se um HD estiver com problema, as mesmas informações contidas nele estarão presentes em outros. Alguns RAID aceitam conexão com serviços de nuvem e fazem copia extra lá. Também podem ser conectados remotamente pela internet com outros RIAD fisicamente localizados em outras lugares. São sistemas relativamente caros ainda, mas muito seguros e muito eficientes. São indicados para quem possui um grande volume de informação que precisa ser mantida redundante.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP