Lentes para retratos


Como você já teve ter ouvido, existem lentes que são melhores que outras para retratos. Isso se dá por basicamente 2 razões: nitidez e distância focal.

No quesito nitidez, as lentes macro, são especialmente eficientes, aliás a grande maioria das lentes fixas (sem zoom) são muito nítidas e acabam se tornando as queridinhas dos retratistas. Isso se dá por que ela são construídas com menos elementos que as lentes com zoom e são mais especializadas em sua distância focal. Entretanto, não podemos nem precisamos descartar o uso de lentes zoom. As lentes zoom de primeira linha são também muito nítidas.

O outro quesito, a distância focal, é especialmente importante. Distâncias focais baixas (de 40m para menos), ou seja, grande-angulares, distorcem a geometria e expandem os planos da imagem. Vaja mais sobre isso neste artigo. Tudo o que está em primeiro plano tente a ficar mais próximo ainda, e tudo o que está ao fundo tende a ficar mais distante.

O efeito deste fenômeno sobre o rosto é que a pessoa fotografada ficará mais nariguda, já que o nariz está em primeiro plano. Haverá uma clara distorção da geometria do rosto. Se a idéia for criar uma caricatura, tudo bem. Mas em condições normais de retrato, isso não é desejado.

Distâncias focais muito longas (acima de 200mm) comprimem muito os planos, causando o efeito contrário: um achatamento do nariz e uma planificação da face, o que também não é recomendado para retratos.

As distâncias focais mais adequadas para manter a naturalidade do retrato ficam na faixa entre 50mm e 135mm. Existem muitas lentes no mercado nesta faixa, fixas (algumas delas macro), com excelente qualidade. O melhor custo/benefício é sem dúvida a 50mm f/1.4.

No entanto, a distância focal que se consagrou na história como a mais adequada para retratos é 85mm (em câmeras fulll frame). Existem lentes 85mm com aberturas máximas em até f/1.2. Uma lente 85mm f/1.4, por exemplo vai entregar uma qualidade de imagem excelente, naturalidade das linhas do rosto e um belo desfoque de fundo.

Se você quer trabalhar com retratos, vai ser difícil resistir.

Veja algumas excelentes opções:


50mm f/1.8 - Muito barata, mas construída com muito plástico.

A versão f/1.4, além da abertura ligeiramente maior, é mais robusta.


85mm f/1.4 - Uma lente incrivelmente nítida, muito bem construída, com excelente desfoque em f/2.8 ou maior, mas é cara.


105mm f/2.8 - Uma das melhores lentes macro do mercado.

A Canon também tem a sua (100mm f/2.8) com igual qualidade.

Para câmeras Fuji mirrorless, existe uma excelente lente, a 56mm f/1.2. Esta é a minha lente atual para retratos. As câmeras Fuji da linha XT possuem sensores APS, o que faz com que o ângulo de visão desta lente seja equivalente à uma 90mm (aproximadamente).


Veja alguns retratos que você pode fazer com essa lente:




Para câmeras Sony mirrosless (full Frame), existe a possibilidade muito interessante de uso das lentes da Canon através dos adaptadores da Metabones. Além disso, a própria Sony tem excelente lentes na faixa entre 50mm e 100mm.

Se você quer se dedicar à arte do retrato considere adquirir uma lente específica para esse trabalho. Conheça meu portifólio de retratos aqui.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24