Lentes e aplicações


O equipamento é (ou deveria ser) definido pelo tipo de trabalho que queremos realizar. A fotografia é uma linguagem baseada em lentes. As lentes são os olhos do equipamento. São os dispositivos que fazem o primeiro contato com a luz. A maneira como elas interferem na condução da lua até o sensor é importantíssimo para o resultado final de uma fotografia.

Boa lentes são para a vida toda. São o melhor investimento que seu dinheiro pode comprar em termos de equipamento. É melhor gastar mais dinheiro com lentes do que com o corpo da câmera.

Entre os vários parâmetros técnicos de uma lente está a Distância Focal. A distância focal está diretamente ligada ao ângulo de visão de uma lente. Quanto menor a distância focal, maior será o ângulo de visão da lente. Quanto maior a distância focal, menor será o ângulo de visão.

Existem lentes com distância focal variável (lentes zoom) e lentes com distância focal fixa (lentes fixas, ou "primes"). As lentes zoom são mais versáteis pois em um mesmo corpo cobrem uma faixa de ângulos de visão, assim podemos ajustar o ângulo à cena desejada. Já as lentes fixas, são mais nítidas, leves e especializadas. Mas existem que, para aproximarmos ou afastarmos a imagem, usemos os pés. O "zoom" delas depende do seu deslocamento como fotógrafo.

Sendo assim, é sempre bom começarmos a carreira com lentes zoom. Quando seu trabalho como fotógrafo estiver mais definido você pode escolher lentes mais especializadas. Para alguns tipos de trabalhos existem faixas de distâncias focais mais típicas.

Casamentos e eventos sociais (entre 16mm e 120mm), fotografia de produtos e gastronomia (entre 50mm e 120mm), grandes paisagens (entre 10mm e 30mm), retratos (entre 50mm e 100mm), arquitetura (entre 10 e 24mm), animais selvagens (entre 100mm e 400mm), viagens com a família (entre 16mm e 200mm) e assim por diante.

Uma maneira que eu considero muito legal de "descobrir" as suas distâncias focais preferidas ou mais recorrentes é analisar o seu portifólio e verificar o que aparece mais. Para isso use a ferramenta de filtragem do módulo Biblioteca do Lightroom. Verifique na aba "metadados" as distâncias focais que mais aparecem em seu portifólio. Partindo disso concentre seus investimentos em lentes nessas distâncias. No meu caso, uso muito lentes em 24mm e 35mm.

Quando estamos na fase de formação em fotografia, temos muitas decisões a tomar. Duas delas são bem comuns: que tipo de fotografia que fazer? E que equipamento preciso para isso?

Para ter acesso à Barras de Filtros use a tecla "\".


Distâncias focais mais comuns em relação à área de atuação do fotógrafo:

Documentários: 20mm a 50mm. A 35mm f/1.4 é uma ótima opção


Viagens com a família: é uma situação "de tudo um pouco". Considere a 18-200mm f/3.5-5.6


Eventos sociais: 24mm a 100mm. Uma lente zoom 24-70mm f/2.8 é minha recomendação


Gastronomia e produtos: 80mm a 120mm. A macro 100mm f/2.8 é um "padrão" de mercado


Retratos: 50mm a 100mm. A distância focal mais clássica nessa área é a 85mm f/1.4. Leia este outro post também.


Arquitetura e paisagens: 10mm a 30mm. Uma excelente opção é a 12-24mm f/2.8


Esportes: de 100mm a 600mm. Geralmente a 200-400mm f/4 é um padrão. Mas a 70-200 f/2.8 é um ótimo início.


Moda: entre 24mm e 200mm. Uma ótima dupla de lentes é a 24-70mm f/2.8 e a 70-200mm f/2.8


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24