Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Fotos inclinadas


Dia desses uma aluna me perguntou: “como eu sei que uma cena ficaria boa inclinada?”. Mais do que ficar boa, eu prefiro que a inclinação seja coerente com a cena. Explico:

Primeiro caso: emoção

A inclinação é um tipo de desequilíbrio. Um desequilíbrio visual. Cenas em que há uma alteração do estado emocional padrão das pessoas na cena, ou seja, euforia, alegria, susto, raiva, luto... combinam com um desequilíbrio visual. A idéia é que o que é recurso visual reforça o que é estado emocional


Segundo caso: movimento

A inclinação adiciona dinamismos aos movimentos. Cenas de dança, artes marciais, esportes em geral, inclinadas criam uma percepção ainda maior de movimento, de ação.


Terceiro caso: atração

A inclinação do que é sólido e estável cria uma novidade visual. Por exemplo, prédios, pontes, monumentos são coisas estáveis e instalaras na realidade de forma muito reta, muito precisa. Quando fotografamos essas coisas com inclinações bem pronunciados criamos uma certa “vertigem” gráfica. Isso cria atratividade e interesse na imagem.


Quando não inclinar?

Não incline pouco. Geralmente inclinações menores que 10 graus não funcionam bem. Inclinar uma cena apenas um pouquinho pode dar a impressão de erro do fotógrafo. Tenha certeza que a imagem que você criou demonstra a sua intenção de inclinação.

Também não incline muitas imagens. Na cobertura de um evento social ou festa, é comum e até recomendável que algumas fotos mais descontraídas especialmente de movimento, sejam inclinadas. Mas inclinar a maioria das fotos de um casamento por exemplo, vai criar um desconforto visual no álbum.

Enfim, faça fotos inclinadas sempre que isso contribuir para a mensagem. Tenha propósito definido nisso. Não exagere e nem faça sem uma intenção clara.