Fotografia do além



Eu aprendi que na fotografia que existem camadas. A primeira é a camada da técnica, do domínio do equipamento. É como aprender a segurar o lápis e desenhar letras e sílabas. A segunda camada é a da percepção. Quando você vê uma cena e enxerga um certo design possível, uma composição, uma organização estética que pode ou não ter um conteúdo além da cena. Às vezes é só pelo visual mesmo. Não se quer dizer muito mais do que está "dito" na imagem em si. E a terceira é a camada do propósito. Da mensagem além da imagem. Nesta camada o central é a idéia. A imagem é apenas um suporte para ela.

Nessa caminhada de ver mais, ver melhor e ver além, você conhece uma centena de grandes fotógrafos, cuja obra resistiu ao tempo histórico bravamente. É fácil perceber o porquê. Elas não são fotografias, são mensagens aos seres humanos. Elas falam de nós para nós.

Aquilo que temos de mais terrível e de mais incrível foi fixado em algum papel, em algum laboratório, mesmo depois que o momento se foi. Nossa humanidade foi captada, para a nossa alegria ou vergonha. Para nosso aprendizado ou re-estupidez, sempre possíveis mas nem sempre efetivos.

O fotógrafo na guerra, na fome, na doença, na ciência, na construção, na calamidade, na celebração, na rua ou numa casa humilde de qualquer lugar tem a oportunidade de escrever sobre o tão complexo homo sapiens. Tem a oportunidade de vivenciar história enquanto coleta imagem.

Olhar os links abaixo e ver a obra de alguns desses grandes e atentos seres humanos com câmeras, é uma injeção de ânimo para qualquer um que sabe que existe um universo de significados atrás de cada imagem.

Já passei pela fase de sonhar infantilmente com o "ir" para o campo. Como se estar em uma guerra, uma terra seca ou um hospital de campanha na Síria fosse necessário (e mesmo possível) pra todos. A grande lição desses fotógrafos não é o ir além da sua própria terra, é o "ver além", indo ou não. Isso pode ser uma realidade para qualquer um que tenha uma câmera em qualquer lugar do mundo, seja numa cidadezinha rural no interior do Senegal ou na rua da sua casa na periferia de Campinas.

Nesta semana, uma querida amiga (Karina Brandão) vai além, vai para o Togo, na África. Uma missão fotográfica certamente, porque é inevitável pra ela, mas como enfermeira que também é, vai levar ajuda, carinho e saúde. Vai aliviar a dor de alguns que puder. Vai deixar um pouco de si e trazer um pouco deles consigo. Quem já pisou na África sabe que ela nunca te deixa voltar sozinho. E suas fotos certamente serão registros do que ela viu além da cena em si.

O trabalho da Karina e do Tony (seu esposo, também fotógrafo) aqui no Brasil, é quase sempre de alegria. Eles registram famílias, bebês recém-nascidos, festas. Mas por trás de cada sessão fotográfica e cada pessoa envolvida existem histórias que podem, mas nem sempre são contadas. Sempre há algo além da imagem. Sempre.

O meu e o seu trabalho na fotografia pode ser comercial, em qualquer área, mas sempre há algo além da sessão, além da imagem, além do cliente. A fotografia "do além" é uma busca de uma vida. Não vai acontecer facilmente, não sem dor, não sem dilemas, não sem muito trabalho.

Sempre há uma causa, uma história, um aprendizado. Aprender a contar histórias visuais exige olhos prontos para ouvir. Mas vale muito à pena. Por isso empenhe-se para ser sempre um fotografo do "além"!

Alguns links para você treinar "ver além":

Se você quer explorar muito mais, acesse aqui.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24