Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Fotografando eventos sociais





Este post é daqueles que provocam reações diversas. Fotografar eventos sociais é uma atividade fotográfica cheia de macetes. Mas eu creio que existem princípios que devem guiar os "gostos pessoais" do fotógrafo de eventos. E por isso, algumas coisas que eu vou sugerir aqui estão baseadas em princípios fixos pra mim. Você tem todo o direito de discordar e questionar, mas...eu faço assim:

Algumas coisas são absolutamente esperadas pelo cliente de eventos sociais:

1) Segurança: não perder os momentos importantes e não perder os arquivos

2) Qualidade: o cliente quer ver as fotos nítidas, sem borrões (arrastos) e com o foco no ponto certo.

3) Clima: o cliente quer que as fotos reflitam o "clima" do evento.

4) Prazo: o cliente quer as fotos prontas dentro do prazo estipulado no contrato.

5) Usabilidade: o cliente pode querer montar um álbum com as fotos posteriormente.

Baseado nisso, nos desejos/demandas do cliente, eu sugiro sempre:

Segurança:

  • Use câmeras com 2 slots de cartões SD e use o segundo slot para backup do primeiro.

  • Compre cartões de ótima qualidade e não "gigantes".

  • Tenha, sempre que possível, 2 câmeras com você, mesmo que use apenas uma.

  • Fotografe, sempre que possível, em dupla.

  • Tenha baterias de câmera, pilhas do flash e cartões extras.

  • Leve sempre o carregador de bateria com você.

  • Flashs quebram e queimam (especialmente se vc está o tempo todo em 1/1). Aprenda a usar corretamente e tenha dois.

  • Aprenda quando usar modo Manual, prioridade de abertura (Av) e prioridade de tempo (Tv ou S). Eles são muito úteis, agilizam o trabalho e garantem os momentos. Cada um tem sua virtude.

Qualidade:

  • Use sempre o menor ISO possível (até 800 é o ideal) para evitar ruído e obter fidelidade de cores e contrastes.

  • Fotografe sempre com flash balanceando com a luz ambiente!!!

  • Use sempre o flash rebatido!!! Sempre.

  • Fotografe sempre em RAW. Sempre.

  • Não fotografe grupos de pessoas com distância focal abaixo de 24mm para minimizar distorções.

  • Use sempre o estabilizador da sua lente quando a câmera estiver na mão.

  • Priorize o foco correto e a nitidez em detrimento de um "fundo desfocado".

  • Saiba quando e como usar o foco de simples e contínuo da sua câmera.

  • Lentes fixas são mais nítidas, mas lentes zooms de boa qualidade são mais versáteis. Analise o que é melhor pra você e acostume-se com o padrão trabalho que você definiu.

Clima:

  • Manter/capturar o clima emocional é prioridade.

  • Não invente uma "luz" diferente. Aprenda a balancear o flash com a luz disponível!

  • Muita atenção na composição. Fotos simples, com poucos elementos, comunicam mais.

  • Tire qualquer distração do enquadramento e do fundo! Extintores de incêndio, fios elétricos, estruturas, gente passando... sempre que possível.

  • Ao fotografar grupos, converse, oriente e sorria! Nunca diga "sorriam"!

Prazo:

  • Evite ficar mudando as configurações da câmera a cada foto. Se você faz isso com frequência é porque está treinando no evento. Resolva as dúvidas antes.

  • Tipicamente eu fotografo com ISO 800, f/4 ou f/5.6, 1/125s ou 1/60, e 1/8 da carga do flash. Pouca variação ao redor disso. Se a luz local não mudar, existe pouca razão para mudar a exposição.

  • Faça o corte mais próximo do que deseja na finalização. Salve horas de LR!

  • NUNCA entregue nenhum trabalho atrasado. Isso é o fator que mais contribui para a insatisfação do cliente. Prometa para 30 dias e entregue com 20, mas nunca o contrário.

Usabilidade:

  • É mais comum fazermos álbuns quadrados ou horizontais hoje em dia. Então, evite fotografar na vertical!

  • É muito comum que o cliente coloque fotos em porta-retratos. Então entregue suas fotos apenas com o corte 3:2.

  • Entregue as fotos em alta resolução SEM assinatura. O cliente não tem nenhuma obrigação de fazer propaganda sua.

  • Entregue um segundo lote das fotos em baixa resolução, adequadas para publicação na WEB. Neste grupo sugiro que você coloque a sua assinatura (discreta).