Faço um blog? Ou não?


Dia desses surgiu uma dúvida importante numa turma de MENTORIA: estou iniciando minha atividade profissional na fotografia, devo investir tempo em desenvolver um blog? A minha resposta é: ainda NÃO.


E explico o porquê. Tudo o que fazemos em uma empresa (lá vem o modo empresário de pensar!) deve ser na direção de fazer entrar dinheiro em primeiro lugar. Parece muito capitalista? Mas é mesmo. Uma empresa tem uma relação vital com o dinheiro. É como o oxigênio para o nosso corpo. Não vivemos para respirar, mas temos que respirar para viver.


Num "ecossistema" capitalista, seus habitantes (entre eles as empresas) precisam de dinheiro. Não é algo que eu e você podemos escolher. É um fato colocado de forma fixa. Faz parte do "tabuleiro" vigente. Tudo o que você faz na sua empresa (ou pequeno empreendimento) deve focar em fazer o dinheiro entrar. Especialmente no início da jornada. Sem dinheiro, não se cumpre a missão da organização. Sem dinheiro, não se faz "responsabilidade social", "responsabilidade ambiental" ou entrega de valor ao cliente. Não quero dizer aqui que você e seu empreendimento vivam ou existam para o dinheiro. Mas você vive porque existe dinheiro.


Há 3 insumos básicos na vida de qualquer pessoa e de qualquer empresa: energia, tempo e dinheiro. E resumindo, bem na real, energia e tempo são dinheiro em outro formato. Mas não vou me deter nesse pormenor agora. Quero dizer que energia, tempo e dinheiro são limitados para qualquer pessoa. Ninguém tem mais que 24h por dia, energia sempre é limitada em algum nível e dinheiro idem. Então é muito importante maximizar os recursos. Devemos empregar nossa energia, tempo e dinheiro em ações que trazem mais dinheiro para que a missão da organização possa ser cumprida e para que haja lucro. O objetivo é que entre o máximo, gastando-se o mínimo. Mas é sempre necessário gastar, então que seja gasto no que traz mais resultado e no menor período de tempo possível, de forma consistente, sem atropelos, desesperos ou desperdícios.


Construir e manter um blog, demanda energia (para estudar) e tempo (para alimentar). Mas blog não traz dinheiro nos primeiros anos. No início da carreira de um fotógrafo é muito importante concentrar energia, tempo e dinheiro em ações que captem clientes e em atendimento correto dos clientes captados para que eles se mantenham clientes.


O blog certamente é uma ação de marketing (entre outras coisas). Sem dúvida. Mas é uma ação refinada. Para uma construção da imagem num nível de acabamento. No início do empreendimento é preciso converter visitantes em clientes pagantes. E isso o blog não faz.


Agora, depois que existe um fluxo de caixa consistente, é hora de colocar "cerejas" no bolo. E o blog pode ser uma ferramenta de expansão da visibilidade, consolidação da sua marca, refinamento da sua personalidade como empresa e até monetização por espaços publicitários.


Outra questão ao redor do blog é que ele é uma obra de construção bem lenta. Os 3 ou 4 anos são de dedicação sem retorno financeiro. E em 3 ou 4 anos de carreira fotográfica, o dinheiro tem que entrar e, que um blog traga engajamento (e posteriormente clientes compradores) é preciso escrever bem e de forma específica (copywriting), utilizando diversas técnicas de SEO, adicionando as palavras-chaves pelo texto sem criar um "monstrengo" sem sentido. Afinal, o conteúdo é sempre rei.


Meu conselho (e pode discordar, se quiser) é: concentre sua energia, tempo e dinheiro em:


1) Presença on-line: site bem feito, presença em redes sociais que tenham a ver com a sua área de atuação e Google AdWords

2) Desenvolvimento técnico: fotografar bem, iluminação, composição e pós-produção.

3) Atendimento primoroso: vendas, cumprimento das promessas e encantamento do cliente.


E deixe o blog para uma segunda ou terceira etapa.


"Administrar é gerenciar a escassez."

Peter Drucker


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP