Distância focal


Quando trocamos de lente, trocamos a maneira como a câmera recebe a imagem. Isso altera drasticamente a comunicação. É preciso ter bem claro o que significa distância focal (DF). Isso vai facilitar a construção da fotografia desejada e a escolha correta do equipamento. É muito comum que fotógrafos iniciantes confundam distância focal com a distância que o fotógrafo está do assunto focado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vamos ver: Distância focal


Existe uma escala numérica na sua lente (se ela tiver zoom) que indica a distância focal. Por exemplo, uma lente bem comum é a 18-55. Esses números (de 18mm a 55mm) são as distâncias focais disponíveis na lente. Quanto maior esse número, mais aproximação a lente dá. É o que chamamos de zoom, popularmente. Quanto menor, mais larga é a cena que ela consegue cobrir. Abaixo de 40mm, chamamos essas distâncias focais de grande-angulares. São adequadas para fotografias “largas”. Paisagens, grupos grandes de pessoas, ambientes… usam frequentemente as grande-angulares. Acima de 60mm começam as teleobjetivas. São posições de distância focal usadas para aproximar a imagem. Existem lentes com distâncias focais enormes. São feitas para fotografarmos muito de longe. Esportes, fotografia de animais selvagens, eventos artísticos… tipicamente fazem uso de teleobjetivas. Lentes ente 40mm e 60mm, são chamadas de normais. A lente típica dessa família é a 50mm. É muito versátil, muito nítida e relativamente barata. Um ótimo investimento. Veja abaixo a 50mm f/1.8 da Canon e a 50mm f/1.4G da Nikon.



Conforme mexemos na distância focal da lente (mudamos o zoom), para mais ou para menos, alteramos o “recorte” da cena que a câmera vê. Isso é muito útil para decidirmos o conteúdo da imagem (enquadramento). O “contar a história” passa por essa decisão fundamental. Por vezes, mais importante que escolher o que estará na imagem é escolher o que não estará. E o enquadramento ajuda nisso.

Distância focal: 14mm

Distância focal: 22mm

Distância focal: 35mm

Distância focal: 50mm

Distância focal: 105mm

Distância focal: 200mm

Detalhe: As lentes que não tem zoom, são chamadas lentes fixas. É o caso das 50mm que mostrei acima. Elas tem distância focal fixa. O zoom é feito com os seus pés mesmo. Tem que aproximar-se ou afastar-se fisicamente do assunto. Isso traz vantagens (são lentes mais nítidas e especializadas) e desvantagens (são mais caras e em alguns casos não é possível nem aconselhável aproximar-se do assunto). Planos da imagem Quando você está diante de uma cena pode facilmente identificar “camadas” (os planos da imagem). Veja na fotografia abaixo:

Primeiro plano: vegetação rasteira Segundo plano: linha de árvores Terceiro plano: montanhas e céu Esses são os planos da imagem. Quanto maior a distância focal, mais comprimidos (próximos uns dos outros) os planos parecem. Quanto menor a distância focal, mais expandidos (afastados uns dos outros) eles parecem. As lentes “normais” (50mm por exemplo) são chamadas assim porque nem comprimem nem expandem os planos. Elas nos dão imagens com a aparência natural da visão humana.

Não confunda os planos da imagem de uma lente normal com ângulo da visão humana. A lente normal entrega imagens sem compressão nem expansão dos planos (como a visão humana), mas o seu ângulo de visão é bem menor que o ângulo de visão humana. Uma pessoa normal tem aproximadamente 160 graus de ângulo de visão. E pra isso usamos duas lentes, o olhos (visão estereoscópica). A lente 50mm tem cerca de 60 graus. É muito mais restrita que a visão humana. Planos expandidos (grande-angular, 16mm): esse primeiro plano (água) parece muito maior e próximo da câmera do que realmente está no local da cena.

Planos comprimidos (tele-objetiva, 340mm): esse pássaro parece estar muito mais próximo da vegetação ao fundo do que realmente estava no local da cena

Resumindo:

Grande-angulares são lentes com DF menor que 40mm. Expandem os planos e proporcionam um grande ângulo de visão. São as lentes que usamos com frequência para paisagens amplas.

Normais são lentes com DF entre 40mm e 60mm. Nem expandem nem comprimem os planos da imagem. Entregam um ângulo de visão mediano. Muito versáteis, servem para diversos tipos de fotografia.

Teleobjetivas são lentes com DF acima de 60mm. Comprimem os planos da imagem e entregam um ângulo de visão mais estreito. Quando mais "tele", mais estreito. São as lentes que aproximam as coisas da imagem na captura.

Lentes fixas tem DF focal fixa, não têm zoom. São muito nítidas, mas menos versáteis que as lentes zoom. Não confunda o termo "lente fixa" com aquelas lentes que não desacoplam da câmera.

Lentes zoom tem DF focal variável, ou seja, permitem que afastemos ou aproximemos a imagem através do anel de zoom. São muito versáteis e mais pesadas geralmente.


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24