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Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Diferenciação



Concorrência é uma palavra indigesta pra muita gente. Existem áreas em que a concorrência é muito acirrada e outras menos. No campo dos serviços prestados por pessoas físicas ou empresas (especialmente pequenas empresas), existem possibilidades interessantes de diferenciação.

Diferenciação é a arma que uma empresa uma para que um cliente comparando dois serviços opta por um deles. No caso da fotografia (de forma ampla todos os serviços que envolvem fotografia) a diferenciação pode se dar basicamente de 3 maneiras:

Pelo o cardápio oferecido. Um cliente escolhe por peculiaridades do trabalho em si. Estilo visual, abordagem, linguagem utilizada entre outros. Tudo isso é percebido pelo cliente no seu site de fotógrafo, no seu partifólio. Mas também as condições ofertadas são integrantes desse "cardápio". O prazo de entrega, a qualidade de fotos, o método de seleção, enfim tudo aquilo que foi especificado no orçamento. Então portifólio e orçamento formam a sua oferta de trabalho.

Pelo preço. O preço filtra o cliente. Para um determinado público R$ 5.000,00 por uma cobertura fotográfica de um casamento é muito caro a ponto do cliente se ver impedido na contratação, para outro, a mesma cobertura pelo mesmo preço é muito barato a ponto do cliente desconfiar. Um mesmo serviço fotográfico pode ser oferecido por preços diferentes. Preço não é um atributo do produto, é um componente da percepção do cliente sobre o produto. Um garrafa de água mineral pode ter variações enorme de preço dependendo do contexto onde ela é oferecida. Dependendo da forma como seus marca é apresentada (redes sociais, propagandas, local do estabelecimento, apresentação no site...) seu preço pode variar muito.

Pelo atendimento. O relacionamento com o cliente se dá desde a resposta ao primeiro email até o cafezinho oferecido presencialmente na entrega final dos trabalhos. Todos os contatos (eletrônicos ou presenciais) são oportunidades de coletar informações do cliente e oferecer encantamento. Ninguém resiste a um bom tratamento, honesto, agradável e eficiente.

Esses três âmbitos devem estar cheios sua marca pessoal. O seu jeito de fazer. O cliente compra você (prestador de serviços) antes de comprar seus serviços. Se a impressão primeira é a que fica, tenha certeza que todos os pontos de contato entre você e o cliente (ou potencial cliente) estejam refletindo o seu jeito de ser e a sua proposta de valor.

Faça tudo com autenticidade e os clientes que se identificam com a sua maneira de ser e agir se aproximarão de você. Não tente ser o que você não é. Manter um "avatar" dá muito trabalho, custa caro e desgasta-se com o tempo. Tenha convicção no que você propõe ao mercado e saiba que ninguém atendem todo mundo. Sempre segmentamos o leque de clientes. Prepare-se para os seus.