Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Dicas de produtividade



Simplifique tudo o que puder

Desde a sua mochila de equipamentos, passando pelos aplicativos do seu celular, até o número de caixas de email... tenha apenas o que você realmente usa. Concentre seu tempo em "manutenção" das coisas naquilo que traz resultados práticos.

Pacote google

Sou usuário de equipamentos Apple, mas o pacote de produtividade da Google (Google Suite) é imbatível. Agenda, lembretes, caixa de email, bloco de notas (Keep Note), Google Fotos, Google Drive. Não tem igual. Tudo simples, tudo integrado e com grande aceitação no mercado, principalmente entre usuários PJ.

Caixas de correio

Tenha uma única meta para : caixa de entrada vazia. O que está na caixa de entrada é o que ainda depende de destinação (lixo, arquivo em pastas específicas, retorno ou encaminhamento). No fim de cada dia, faça todo o possível para estar com a caixa de entrada de emails zerada.

Tenha 1 ou 2 endereços de email. Eu tenho uma somente para cadastros em lojas. Esse e-mail é o meu "sujão". O meu email comercial (contato@charbelchaves.com.br) é monitorado o dia todo. É por ele que os clientes e fornecedores (relevantes) se comunicam comigo.

Limpe sempre. Sabe aqueles emails que chegam fruto de cadastros que você não fez? Lixo. Exclua tudo, descadastre logo que você os encontra. Se não conseguir descadastrar, maque-os como spam.

Contas

Eu uso um sistema chamado JFinanças para controlar as contas da empresa. MAs existem muitos outros. O mais importante neste item é apontar diariamente. Anotar o que entra e o que sai, diariamente. Não semanalmente, diariamente. Fluxo de caixa é o centro fundamental das finanças no seu negócio. Se você não quiser usar um sistema, use uma planilha mensal. Não tem problema. O importante é anotar tudo com disciplina.

Pague as contas em dia. Não atrase, não refinacie. Pague. Tenha sua vida financeira sob controle. Um descontrole financeiro cria outros descontroles piores: emocional, relacional, de crédito...Não assuma dívidas por impulso ou em proporções que você não pode arcar.

Site

Seu site tem que estar sob seu controle. Na maioria dos negócios de áreas criativas, como a fotografia, é preciso fazer atualizações muito frequentes de conteúdo e possivelmente de estrutura e design também. Se você contrata uma empresa para fazer isso, o processo de atualização será bem mais lento e custoso. Já passei por essa fase.

Use uma das muitas plataformas de criação de sites que existem hoje. As opções são muitas e excelentes. Este site que eu mantenho aqui é feito no WIX. Não tenho do que me queixar, mas existem outros. Pesquise, converse com quem já usou e procure aprender tudo oque puder sobre a plataforma escolhida. Uma vez escolhida, a mudança é bem trabalhosa. Mas ter esse processo e controle diretamente nas suas mãos é muito vantajoso.

Tenha horários

Se você é do tipo que se distrai facilmente com as redes sociais, defina pra si mesmo horários fixos para dar aquela olhada nas mensagens. Não deixe estes serviços sempre online e abertos na sua tela. É muito fácil dar uma olhadinha e começar a “viajar” sem destino certo. Combine consigo mesmo esses check points no seu dia.