Qual computador para uso na fotografia

Saiba quais as especificações ideais de um computador para uso na fotografia profissional. Tire suas dúvidas aqui.

Essa é uma dúvida recorrente para quem começa a se firmar na fotografia e passa a cuidar com detalhes da pós-produção.

Fazer o tratamento digital das fotografias é parte fundamental do processo. E não ter a ferramenta ideal para o trabalho pode ser realmente frustrante.

Por outro lado, quem está começando não deve investir mais do que o necessário para a etapa em que está.

As especificações de um computador para edição e tratamento de fotografias

Para usar o principal software de edição e tratamento de imagens, o Adobe Lightroom, é necessário um computador com as seguintes características:

Processador: i5 ou i7. São os mais recentes e quanto mais recente, mais tempo você vai ficar trabalhando com essa máquina. No caso dos computadores Apple, considere a linha M1 ou M2.

Memória RAM: 8Gb ou 16Gb. A quantidade de memória RAM impacta diretamente a velocidade de trabalho do Lightroom. Mesmo que você compre um computador com apenas 4Gb, verifique se é possível expandir posteriormente.

HD: se puder ($$$) comprar um SSD, melhor. São muito mais rápidos que os HDs convencionais. E adicionalmente adquira 1 ou 2 HDs externos para backups de segurança. Essa deve ser uma grande preocupação do fotógrafo: segurança.

Monitor: para notebooks, quanto maior melhor. Mas o ideal é usar um monitor externo de 21, 24 ou 27 polegadas para que seja calibrado regularmente e ofereça uma alta fidelidade de cores. Para telas acima de 24″considere comprar monitores 4k, e não Full HD.

Placa de vídeo: sempre ajudar ter uma placa de vídeo poderosa. Especialmente se for trabalhar com dois monitores. O LR não é pesado para o processamento de vídeo, já os softwares de edição de vídeo, como o Adobe Premier, utilizam muito os recursos dessa placa.

Dica adicional: mantenha em seu computador apenas aplicativos e arquivos referentes ao seu trabalho como fotógrafo. Evite sites maliciosos e instalar softwares vulneráveis a invasões e vírus. Quanto mais enxuto for seu setup instalado, melhor.

Um bom fornecedor de desktops e notebooks no Brasil é a Dell. Quanto ao Lightroom, acesse o site da Adobe para instalá-lo. O plano fotográfico da Adobe inclui o Lightroom CC (para dispositivos móveis), o Lightroom Classic CC (para seu notebook ou desktop) e o Photoshop.

Mac ou PC?

Essa é outra questão que frequentemente surge. Existe alguma vantagem ou desvantagem entre os dois sistemas operacionais? Vamos comparar:

Mac (iOS):

São computadores mais caros, mas incrivelmente integrados em um ecossistema da Apple. Tudo é muito simples, facilmente configurável e com desempenho realmente muito estável.

Existem modelos relativamente acessíveis (linha Mac Mini) que são mais que suficientes para o trabalho diário de um fotógrafo profissional.

Mas, a diferença de preço compensa? Eu diria que sim. Um Mac custa o dobro, mas dura o triplo. A longo prazo é um ótimo investimento.

PC (Windows):

São mais populares, facilmente expansíveis e com muitas possibilidades de atualizações de hardware (especialmente modelos de gabinete em torre). Assistências técnicas mais abundantes. Preços mais baixos.

Na minha opinião, o ponto fraco é o sistema operacional: Windows. Se tudo estiver corretamente configurado, sem vírus, sem softwares piratas instalados…ok, vai dar tudo certo. Mas, se descuidar das atualizações e das boas práticas de segurança… problemas.

Pra decidir

Ambos os computadores e sistemas operacionais funcionam perfeitamente bem com o Adobe Lightroom e o Photoshop, bastando que o hardware tenha as configurações suficientes.

  • Os Mac são mais caros, mais simples e estáveis, pouco atualizáveis (hardware) e duram mais.
  • Os PCs são mais baratos, mais atualizáveis (hardware) e tendem a perder desempenho mais cedo.

Se você está começando na Fotografia Profissional ou já está no mercado e precisa de orientação na gestão do seu negócio, conheça nosso Programa de Mentoria para Fotógrafos.

Talvez você queira participar também do nosso grupo de Whatsapp focado em Negócios na Fotografia.

E por fim, talvez você esteja enfrentando dificuldades na edição e tratamento das suas fotografias. Neste caso, você irá gostar deste conteúdo.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!