Sobre fotografia e criatividade



É comum, na carreira de um fotógrafo, encontrar-se em um ponto de estacionamento criativo. Como resolver isso?! Bom, meu primeiro impulso é sempre ler sobre o assunto. Não só sobre o "estacionamento criativo", mas sobre criatividade em si, processo criativo, portfólios criativos...então separei aqui os títulos que eu considero mais úteis nesta área. Desfrute!


Defining Creativity

The Art and Science of great ideas

Wouter Boon

Editora BIS


O autor traz uma série de reflexões para conceituar palavras importantes no debate sobre a criatividade: inteligência, imaginação, inovação, intuição, cultura, ideia...e claro, criatividade. Mas cada tema é exposto com ótimas histórias, metáforas e exemplo. Ele faz um trabalho difícil (e certamente inesgotável) com leveza. Não achei este livro em português, mas a versão que tenho em ingles é de fácil leitura.


Criatividade sem segredos

Fábio Zugman e Michael Turtchin

Editora Atlas


Comprei esse livro pelo título e, neste caso, gostei muito do conteúdo. O livro é organizado em posts de 2 ou 3 páginas. Leitura leve, mas com temas precisos. Creio que seja o melhor livro desta seleção para se começar o assunto.


Os segredos da criatividade

Técnicas para desenvolver a imaginação, evitar bloqueios e expressar ideias.

Silvia Adela Kohan


Quis colocar esse logo após o anterior de propósito! Parecem contraditórios, pelos títulos. Geralmente não gosto de títulos que comecem com "os segredos..". Me parece uma infantilidade editorial, mas... Esse livro tem grandes méritos pela sua clareza de conteúdo e ideias, mas também por ter sido escrito por uma profissional das letras. Eu creio piamente que a linguagem das imagens é a irmã muda da linguagem escrita. Praticamente todo o conteúdo desse livro é aplicável aos dois universos. Basta ler com olhos de ver! Esse livro contribuiu muito para a minha interpretação fotográfica e para minha rotina de treinos na fotografia. Muitas ideias ótimas.


Fora do padrão

O guia de sobrevivência para os que se sentem diferentes

Leonard Felder, Ph.D.


O Dr. Leonard é psicologo. Ele fala muito bem sobre a criatividade, mas seu enfoque aqui é sobre o criativo, o que é muito útil para pessoas que se sentem "deslocadas" por suas características de trabalho e estudo. Eu, pessoalmente não vivi a maioria dos problemas que ele cita, mas acredito que muita gente viva. E mesmo para quem não se percebe em todos os exemplos dados pelo autor, entender essa diversidade também nos ajuda a entender como a criatividade opera e se manifesta.


Psicologia da criatividade

Todd Lubart

Editora Artmed


Todd Lubart também é psicólogo. Mas o seu livro, apesar de estar na mesma área do livro "Fora do padrão", faz uma abordagem mais técnica, mais clínica. Apesar disso não é uma leitura inadequada para leigos. Os capítulos "o desenvolvimento da criatividade" e "a diversidade da criatividade" serão especialmente úteis para quem tem crianças pequenas. E o capítulo "a criatividade e transtornos mentais" é muito instigante. As manifestações artísticas (especialmente) em pacientes com transtornos mentais sempre foi um assunto que me encantou. Pra quem trabalha com equipes, o capítulo "as medidas da criatividade" serão uma ferramenta muito útil. Sim, acredite, a criatividade pode ser medida!


Sobre a criatividade

David Bohn

Editora Unesp


David Bohn é físico! Ele faz uma permanente dança entre a ciência e as artes neste livro, o que o torna muito interessante. Seu trabalho é basicamente discorrer sobre a noção de ordem, estrutura, unidade, totalidade, fragmentação e harmonia. Esses temas vão surgir nas linhas e nas entrelinhas. O capítulo que mais gostei foi o 2, "sobre as relações entre ciência e arte".


Medidas de criatividade

Eunice M. L. Soriano de Alencar / Maria de Fátima Bruno-Faria / Denise de Souza Fleith

Teoria e Prática

Editora Artmed


Se você, como eu, não acreditava que criatividade pode ser medida...esse é o livro. A questão aqui é sobre ferramentas. E entendendo as ferramentas que os autores descrevem (e aplicam!), entendemos os mecanismos de funcionamento e manifestação da criatividade.


Ideias

100 técnicas de criatividade

Guy Zanar

Editora Summus Editorial


Livro excelente quando o assunto é criatividade aplica a negócios ou indústria. Fica mais no âmbito da inovação. Texto claro, objetivo e cheio de insights para empresas e projetos de diversas áreas.


Fundamentos da fotografia criativa

David Präkel

Editora GG


Esse é um olhar centrado na fotografia. O autor lista conceitos, explica-os muito bem e ilustra cada um com ótimas fotos. Se você quer ir direto à criatividade aplicada à fotografia, esse é o melhor livro. Foi o primeiro que comprei sobre o assunto logo que comecei a fotografar. E vez ou outra ainda o releio.


Roube como um artista

10 dicas sobre criatividade

Austin Kleon

Editora Rocco


Esse é com certeza o livro mais leve da lista. O autor é um jovem escritor e o livro é uma coletânea bem organizada de idéias criativas para desenvolver a criatividade! Alem de ser uma leitura de "uma sentada só", ainda é um ótimo presente para jovens artistas em início de carreira. Ele dá um "caminho das pedras" para evitar perda de tempo, erros e devaneios desnecessários.


Graphic Design Thinking

Intuição, ação, criação

Ellen Lupton (org)

Editora GG


Como era de se esperar, este livro é focado na produção, no produto final. É muito útil esse pensamento objetivo do design para o nosso trabalho na fotografia. Os designers talvez sejam os artistas mais estruturados por força do currículo de formação. Para eles processos devem ser descritos, entendidos, seguidos (ou desobedecidos com objetividade). Muitas das nossas reflexões sobre processo criativo neste blog, virão do mundo do design gráfico.


Pense como um artista

Will Gompertz

Editora Zahar


Esse autor é um grande contador de histórias. Sua principal ferramenta de ensino neste livro são as histórias de criativos, suas aplicações, seus erros e lições aprendidas. É uma leitura leve, mas que vale a pena gastar tempo relendo de vez em quando. As histórias tem camadas que podem não ser percebidas em uma primeira leitura.


Tenho uma ideia

Roger von Oech

Editora Best Seller


Dessa lista toda, talvez esse seja o livro com maior quantidade de exercícios para ativa a sua criatividade. Ele foram muito bem escolhidos, estão muito bem explicados. Eu confesso que não fiz todos, mas todos os que fiz me beneficiaram. Ótima leitura para profissionais de qualquer área. Os capítulos enfatizam conceitos específicos e estão recheados de ilustrações, exemplos tem selecionados e os exercícios de aplicação.


Criativo e produtivo

Josh Linkner

Editora Novas Ideias


Esse é um livro para o seu lado empresarial. Não é sobre criatividade na arte, mas sim criatividade no trabalho, na rotina, do labor. E parece que pessoas criativas não terão problemas em ser criativos no dia a dia da sua rotina, mas é um engano. Tenho visto na minha lida com alunos muito criativos na fotografia, que o empresário dentro deles custa a aflorar. Falta de sistematização, organização, processos mal pensados... e ainda falta criatividade nestes elementos. Esse livro além de ajudar o leitor a estruturar-se, ainda é divertido e tem uma linguagem muito agradável. Me ajudou muito.


A lógica do pensamento criativo

Eric Wahl

Editora Campus


Este é outro livro que busca fazer a ponte entre o mundo da arte e o mundo empresarial. Ele encontra, explica e aplica diversos aspectos da criatividade (e das suas manifestações) em ambos os campos. Ao fim você vai quase achar que arte e negócios são áreas vizinhas, muito ligadas. Mas o que faz a ponte entre elas, no livro e na vida, é a criatividade, a maneira criativa de lidar com oportunidades, ideias, projetos e dificuldades. Talvez uma boa palavra para esse livro seja otimismo. A criatividade faz tudo ficar mais leve, viável e interessante. Um certo otimismo alegre surge no final. Uma leitura fácil e agradável.

fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24