Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Ao fotógrafo iniciante



Se eu tivesse que dar uma listinha de conselhos para um fotógrafo profissional iniciante, seria mais ou menos assim:

1. Não tenha medo do novo. O mundo sempre muda, aprenda a mudar somente o que deve ser mudado (o como), mas mantenha firme(s) o(s) princípio(s) (o porquê).

2. Sempre diga a verdade. Especialmente se cometer um erro em relação ao cliente. Assuma os seus erros e tome todas as providências para corrigir o que for possível corrigir. Não fuja das notícias ruins, nem para recebê-las ou para dá-las.

3. Seja íntegro. Isso é um insumo raro hoje em dia e realmente não é fácil ser íntegro. Mas, além de fazer bem, ainda será um diferencial. Mas lembre-se que não existe integridade fingida. Isso seria "estar" íntegro, o que é um delírio.

4. Seja um bom gestor, não apenas um bom vendedor. Vender é apenas um pequeno pedaço do trabalho. Administre bem seus recursos básico (energia, tempo e dinheiro) em todas as atividades e relações.

5. Seja humilde. Não pense que existe algum tipo de trabalho fotográfico que não é digno de você. Seu maior inimigo vive dentro de você: seu ego. Reduza o alimento dele, todo dia. Faça o que deve ser feito, da melhor maneira que puder.

6. Seja profissional. Não aparente ser um. Um profissional tem método, disciplina e responsabilidade. Não prometa o que não pode cumprir.

7. Os clientes sempre tem algo a dizer, mas nem sempre sabem como fazê-lo. Ouça com os ouvidos, com os olhos e com a alma. Eles são sua maior fonte de informação. Então aprenda a ouvir o que eles querem dizer, além do que eles dizem.

8. Todo mundo pode ganhar. Não explore ninguém e não se deixe ser explorado. Use sua criatividade para gerar relações entre cliente, concorrentes e fornecedores que sejam justas e adequadas para todos. Do contrário não valerá a pena, mesmo que você seja o único a ganhar dinheiro.

9. Compartilhe. Quando você dá, recebe. Não tenha medo de "gastar suas cartas". Crie uma fábrica delas. Seja generoso sempre que puder, tudo o que puder, com quem merece.

10. Não acredite em tudo o que você diz pra si mesmo. Você não é tudo o que pensa ser, nem para o bem, nem para o mal. Conforme ficamos bons no que fazemos, corremos mais risco de perder o controle do nosso ego. E você vai perder o controle. Mantenha-se atento.

11. Curta. Arrume um jeito de transformar tudo o que você faz em algo agradável. Isso não é possível sempre, mas não deixe de tentar. Do contrário, a rotina vai sufocar a paixão. Não deixe o profissional matar o amador.

12. Saiba desistir. Não deve ser a primeira opção, mas tão importante quando ter garra e afinco é saber quando não ter. Aprimore seu senso de foco. Não entulhe sua agenda. Saiba o que descartar da sua vida e carreira. Seja um curador de si mesmo.