Blog

Conceitos básicos

Lightroom

Negócios

Linguagem

  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos

Rua Valdemar Bertoldi, 420

Alvorada Parque - Paulínia, SP

+55 (19) 99756-3999

Adobe Spark



Se você trabalha com qualquer atividade que precisa ter uma presença na Internet (muita coisa, hoje em dia) já se deparou com o problema que é ter que fazer um post, uma imagem com textos, um vídeo ou item semelhante para publicar em redes sociais. Sempre temos um anúncio, uma promoção para divulgar, um aviso. É do dia-a-dia das empresas. Poder fazer isso de forma rápida, simples e bem feita é uma benção! O Adobe Spark é um aplicativo simples (que está disponível no seu Creative Cloud) que vai facilitar essas tarefinhas.

Mas, sempre existe um mas! Ele é só uma ferramenta para a criação. Ele não é criativo! Isso fica por sua conta. Então, minha recomendação é que você estude um pouco de design gráfico, uma pouco de tipografia, um pouco sobre cores... sabe né?! Coisa que já deveria ter feito. Não é pra se tornar um designer. Para trabalhos mais pesados, mais sérios, nada vai substituir um profissional especialista no assunto. Mas para o dia-a-dia, o "Spark + você" é uma ótima solução.

A interface é simples, intuitiva, tem vídeos explicativos para te ajudar e tem os adorados (e frequentemente famigerados) templates. Usar projetos "pré-prontos"é tanto um facilitador quanto um risco. O usuário mais acomodado pode incorrer no erro de criar um monte de coisas que outros tantos usuários igualmente acomodados também criarão. E aí o que era pra ser produtivo e distintivo vira um limitante da criação. Mas, isso é com você usuário. A ferramenta não é boa ou ruim, é a ferramenta apenas. O uso que você faz dela é o que qualifica o trabalho.


O Spark tem um modo que vai te guiando pelo processo. Você escolhe um template ou um formato para começar. Ele já tem proporções de trabalhos corretas para as redes sociais como Facebook, Instagram, ou ainda formatos poster ou panorâmicos...


Depois permite que você escolha uma imagem para ilustrar seu projeto ou faça upload das suas próprias imagens, que podem vir do Google Photos, do Dropbox, do acervo da própria Adobe, do Lightroom...


Clicando no "fundo" da composição você ainda pode organizar o "grid" e bordas mudando assim o layout do projeto. Tudo muito intuitivo e simples.


Em seguida, você pode usar a barra de ferramentas à direita para adicionar ou editar textos, escolher fontes, cores, enfim, você vai clicando nos elementos do trabalho e a caixa de ferramentas lateral vai te dando as opções.


Terminado o projeto, é só fazer um download para usá-lo conforme a sua finalidade. Os seus projetos vão ficando armazenados na sua conta da Adobe para que você pode modificá-los, ou usá-los novamente em outra ocasião.

Gaste uns minutinhos explorando o Spark. Ele vai facilitar muito a sua vida. Mas gaste algum tempo mais consistente aprendendo mais sobre design gráfico. Vai valer muito a pena.