É preciso calar



Conheço muitas pessoas que, tem fome de saber, de estudar, de treinar e se desenvolver. Nem sempre conseguimos dar todos os passos que desejamos, mas qualquer um que leve sua carreira realmente a sério, estuda continuadamente. Isso é bom.

Nas áreas criativas, como a fotografia, sempre temos novos horizontes, possibilidades e projetos para lidar. Estamos sempre à procura de um novo tema, uma nova abordagem. E não é incomum trombarmos com o "deu branco", uma paralisia, uma travada.

A psicologia e a neurociência já nos mostraram que a criatividade é um processo, não um dom. Ser criativo é uma característica de todos os seres humanos. Mas o desenvolvimento e o uso da criatividade com objetivos claros é sujeito a estímulos e métodos.

Uma das coisas mais importantes para o processo criativo é "alimentar-se" de bons insumos para a mente. Leituras, filmes, viagens, exposições...Tudo isso vai formando um certo repertório, um substrato com o qual a sua mente irá trabalhar. Se entrar coisa boa, sai coisa boa. O contrário também é real.

Outro item importantíssimo é a intensidade no processo. Existem etapas de compressão criativa, onde nos forçamos, juntamos peças, quebramos idéias, trabalhamos mentalmente e fisicamente para que algo aconteça. Mas nem sempre acontece. Faz parte.

Outra face dessa mesma moeda é o "calar", o silêncio mental, o descanso. Nossa mente vai precisar de momentos assim. Nos descansos também há trabalho, mas não nos damos conta. São repousos necessários, não somente físicos (como o sono), mas também no labor mental sobre a tarefa. É preciso dar tempos tranquilos para a mente. Existe uma necessidade de espera. E é aí que mora o dilema. Estamos cada vez mais impacientes, mais acelerados, mais imediatistas, inclusive para a produção artística.

Nossa sociedade e mentalidade egocêntrica e acelerada está em permanente competição. Competimos por visibilidade, por likes, por elogios, por público. Somos uma geração de self-maniacs. Nossas idéias tem que causar impacto, tem que chamar a atenção.

Essa aceleração somada aos propósitos errados, mina diariamente nossa capacidade criativa e artística. Estamos correndo muito, com objetivos rasos. Diariamente encontramos artistas paralizados com tanta pressa, paralizados com tanta informação e tão pouca meditação. As idéias, os insumos, não conseguem decantar e deles emergir um eureka. Não há tempo.

É difícil estar em silêncio. Óh coisa rara! É difícil calar o mundo, o exterior e o interior. Estamos em tempos de mentes aceleradas e olhos que não vêem, ouvidos que não ouvem. Tudo é muito, tudo é o tempo todo, tudo é pra ontem. Coisas belas e simples, incrivelmente inspiradoras, passam desapercebidas todos os dias.

Caminhar lentamente e quieto, anda sendo um ato de coragem e rebeldia contra uma sociedade acelerada. Convidar alguém para um café sem um motivo importante soa estranho. Somos pratos girando sobre varetas. É preciso manter o movimento, só para não quebrar.

Imagine a vida de artistas do passado (de qualquer área). Tinham menos livros, menos informação, menos tarefas diárias, menos reuniões, mas mais meditação, mais pensamento, mais conversas, mais observação e mais sono talvez. Tinham menos informação, mas ela era digerida com mais profundidade.

Para criar, é preciso saber correr e saber deitar. A fadiga mental da sociedade pós-moderna já chegou aos ateliers e estúdios. Cuidado, desacelere. Produza com ritmo, melhor e com propósitos. Estamos constituindo uma geração de artistas superficiais e estressados. É preciso boas notas e boas pausas!


fotografia de, fotografo de, fotógrafo de, casamentos, eventos sociais, festas, retratos, corporativos, gastronomia, arquitetura, e-commerce, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Jundiai, Hortolandia, Sumare, Nova Odessa, Americana  

Escola de, curso de fotografia, aula de, aulas de, mentoria, orientação profissional, empreendedorismo, arte, criativos, criatividade

  • LinkedIn
  • instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • pinterest
  • Flickr
  • SoundCloud
  • medium
  • behance

Charbel Chaves Fotografia

Fotografia | Estúdio | Eventos | Cursos | Marketing

Campinas, SP

CNPJ 33.337.161/0001-24